A partir deste ano, o ensino de música nas escolas se tornou obrigatório como disciplina, com a aprovação da Lei nº 11.769, sancionada em agosto de 2008. O intuito não é apenas ensinar aos alunos habilidades musicais mas, a partir delas, melhorar capacidades motoras e criativas, democratizar a cultura e incentivar o desenvolvimento de novos tipos de linguagem. Para que a disciplina ganhe força nas escolas, é necessário não só realizar uma capacitação de professores e coordenadores, mas também criar materiais didáticos que facilitem a inserção da disciplina na sala de aula.
Nesse sentido,as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) podem ser grandes aliadas das escolas na hora de apresentar os conteúdos musicais aos alunos, instigar o interesse pelo tema e auxiliar na capacitação dos educadores. Um exemplo de software criado para intermediar este processo é o Turma do Som, plataforma que funciona como uma rede social com jogos e cujo objetivo é transmitir fundamentos de teoria musical. O software foi desenvolvido pela Daccord, empresa especializada no desenvolvimento de tecnologia musical para educação que foi incubada no RecifeBEAT, no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e tem sua sede no parque tecnológico Porto Digital, também em Recife.
Rostan Junior, professor de música do Instituto Peró, utiliza o software desde o começo do ano e já notou uma evolução nos alunos da escola recifense. “É uma linguagem atual”, explica. “Antes o computador era usado para tocar músicas, ou passar slides, mas agora é uma ferramenta interativa e isso chama a atenção das crianças”. Ele também acredita que a internet é um ótimo meio de pesquisa e incentiva os alunos a procurar sobre artistas e músicas de interesse.
Além dos softwares, as escolas também recebem um material didático, com livros e DVDs teóricos para professores. Os educadores interessados podem fazer um curso de EaD (Educação à Distância.) ou presencial. “Algumas escolas têm apenas uma aula de música por mês e a tecnologia faz com que os alunos aproveitem este momento para imergirem mais no assunto”, comenta Giordano Cabral, um dos fundadores da empresa.
O Turma do Som é voltado para alunos a partir do 1º ano fundamental. Os mais velhos, do 3º ano, podem aprender com o Curso de Flauta. Segundo Giordano, a introdução das tecnologias no ensino dos conteúdos ajudou a incrementar o número de alunos interessados na disciplina. “Os softwares ensinam a partir de desenhos animados e jogos e podemos perceber que as crianças ficam vidradas, se interessam”, conta ele, com a ressalva de que o uso das tecnologias deve ser apenas uma mediação para introduzir os conceitos teóricos. “Aprender exige dedicação e é preciso praticar muito”, afirma
Nesse sentido,as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) podem ser grandes aliadas das escolas na hora de apresentar os conteúdos musicais aos alunos, instigar o interesse pelo tema e auxiliar na capacitação dos educadores. Um exemplo de software criado para intermediar este processo é o Turma do Som, plataforma que funciona como uma rede social com jogos e cujo objetivo é transmitir fundamentos de teoria musical. O software foi desenvolvido pela Daccord, empresa especializada no desenvolvimento de tecnologia musical para educação que foi incubada no RecifeBEAT, no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e tem sua sede no parque tecnológico Porto Digital, também em Recife.
Rostan Junior, professor de música do Instituto Peró, utiliza o software desde o começo do ano e já notou uma evolução nos alunos da escola recifense. “É uma linguagem atual”, explica. “Antes o computador era usado para tocar músicas, ou passar slides, mas agora é uma ferramenta interativa e isso chama a atenção das crianças”. Ele também acredita que a internet é um ótimo meio de pesquisa e incentiva os alunos a procurar sobre artistas e músicas de interesse.
Além dos softwares, as escolas também recebem um material didático, com livros e DVDs teóricos para professores. Os educadores interessados podem fazer um curso de EaD (Educação à Distância.) ou presencial. “Algumas escolas têm apenas uma aula de música por mês e a tecnologia faz com que os alunos aproveitem este momento para imergirem mais no assunto”, comenta Giordano Cabral, um dos fundadores da empresa.
O Turma do Som é voltado para alunos a partir do 1º ano fundamental. Os mais velhos, do 3º ano, podem aprender com o Curso de Flauta. Segundo Giordano, a introdução das tecnologias no ensino dos conteúdos ajudou a incrementar o número de alunos interessados na disciplina. “Os softwares ensinam a partir de desenhos animados e jogos e podemos perceber que as crianças ficam vidradas, se interessam”, conta ele, com a ressalva de que o uso das tecnologias deve ser apenas uma mediação para introduzir os conceitos teóricos. “Aprender exige dedicação e é preciso praticar muito”, afirma
Por: Aline Aurilli
https://www.institutoclaro.org.br/blog/softwares-potencializam-ensino-de-musica-nas-escolas-/
Comentários
Postar um comentário