Pular para o conteúdo principal

A música como alívio das dores nos pequeninos!

Música diminui a dor percebida pelas crianças que recorrem às urgências hospitalares
A música pode ser útil para crianças com sintomas de dor ou angústia, revela um ensaio clínico canadiano.
Uma investigação hoje publicada na revista JAMA Pediatrics e conduzida por investigadores médicos da Universidade de Alberta, no Canadá, fornece mais evidências de que a música diminui a sensação de dor percecionada por crianças.
A equipa de investigação realizou um estudo clínico envolvendo 42 crianças com idades entre três e onze anos que deram entrada no serviço de urgência pediátrica do Stollery Children’s Hospital e que precisaram da administração de medicamentos por via intravenosa. Algumas das crianças ouviram música enquanto recebiam a medicação, ao passo que outras não. Os investigadores mediram o sofrimento das crianças, os níveis de dor percecionada e os batimentos cardíacos, bem como os níveis de satisfação dos pais e os níveis de satisfação dos prestadores de cuidados de saúde que administraram os medicamentos. O ensaio decorreu entre janeiro de 2009 e Março de 2010.
«Encontrámos uma diferença na dor relatada pelas crianças – as crianças do grupo que ouviu música tinham menos dor imediatamente após o procedimento», afirma Lisa Hartling, líder do projeto de investigação. «A descoberta é clinicamente importante e é uma intervenção simples que pode fazer uma grande diferença. Pôr música a tocar enquanto as crianças são submetidas a procedimentos médicos dolorosos é uma intervenção de baixo custo e é fácil de usar em ambientes clínicos.»
A investigação mostrou que as crianças que ouvem música relataram significativamente menos dor, tendo mesmo algumas demonstrado significativamente menos angústia, e os pais das crianças mostraram-se mais satisfeitos com o cuidado médico. No grupo que ouviu música, 76 por cento dos profissionais de saúde disseram que a via intravenosa era muito fácil de administrar – um número significativamente maior do que o grupo sem música, onde apenas 38 por cento dos prestadores de cuidados de saúde disse que o procedimento foi muito fácil.
Jill Hartling e a sua equipa esperam continuar a investigação nesta área, para ver se a música ou outras distrações podem fazer uma grande diferença para as crianças submetidas a outros procedimentos médicos dolorosos. A dor e o sofrimento associados a procedimentos médicos podem ter «efeitos negativos duradouros» nas crianças, observam os especialistas.
«Há cada vez mais evidência científica que mostra que o cérebro reage à música e a diferentes tipos de música de maneiras muito específicas», afirmou Jill Hartling. «Assim, a investigação adicional sobre como e por que a música pode ser a melhor distração da dor poderá ajudar a avançar neste campo.»
Fonte: sapo.pt  http://musiartes.com.br/2014/05/a-musica-como-alivio-das-dores-nos-pequeninos/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez que podemos trabalh

Ideias de estimulação sensorial aliado à música para trabalhar com crianças com autismo

Estou sempre em busca de melhorar minhas habilidades como professora de musicalização. Descobrir ideias eficazes para envolver crianças autistas através da música é sempre divertido e motivador. As crianças que trabalho no CORA e aula particular, são em sua maioria autistas e aspergers. À começar pelo meu filho que tem autismo leve, que sempre me serviu como parâmetro sobre a síndrome. Nessa minha caminhada como mãe e no meu trabalho com o CORA, percebi e aprendi sobre as necessidades sensoriais que nossas crianças apresentam. Então, conversando com minha amiga  Adriana Fernandes , Fonoaudióloga e especialista  DIR/Floortime , pude perceber como essa abordagem pode ser uma forte aliada ao trabalho com música. E desde então tenho me aprofundado no assunto para melhor atender às necessidades dos meus alunos. Tenho alguns alunos que ficam pulando e batendo em coisas, em busca de estímulos sensoriais. Procuro neste caso, proporcionar uma experiência sensorial oferecendo a esse aluno

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

O que é Musicalização Infantil e  como acontece o processo de musicalizar uma criança. A Musicalização Infantil é um  poderoso instrumento de educação. Desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a socialização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo. Musicalizar uma criança nada mais é do que despertar nela à sua expressão espontânea. É sensibilizar e desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer, e aos poucos ir organizando as informações.  Brincar, indiscutivelmente, é uma grande atração para uma criança. É sempre um momento sério, onde a brincadeira é uma tarefa muito importante. Musicalizar brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai de encontro com seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas se