Pular para o conteúdo principal

A música como alívio das dores nos pequeninos!

Música diminui a dor percebida pelas crianças que recorrem às urgências hospitalares
A música pode ser útil para crianças com sintomas de dor ou angústia, revela um ensaio clínico canadiano.
Uma investigação hoje publicada na revista JAMA Pediatrics e conduzida por investigadores médicos da Universidade de Alberta, no Canadá, fornece mais evidências de que a música diminui a sensação de dor percecionada por crianças.
A equipa de investigação realizou um estudo clínico envolvendo 42 crianças com idades entre três e onze anos que deram entrada no serviço de urgência pediátrica do Stollery Children’s Hospital e que precisaram da administração de medicamentos por via intravenosa. Algumas das crianças ouviram música enquanto recebiam a medicação, ao passo que outras não. Os investigadores mediram o sofrimento das crianças, os níveis de dor percecionada e os batimentos cardíacos, bem como os níveis de satisfação dos pais e os níveis de satisfação dos prestadores de cuidados de saúde que administraram os medicamentos. O ensaio decorreu entre janeiro de 2009 e Março de 2010.
«Encontrámos uma diferença na dor relatada pelas crianças – as crianças do grupo que ouviu música tinham menos dor imediatamente após o procedimento», afirma Lisa Hartling, líder do projeto de investigação. «A descoberta é clinicamente importante e é uma intervenção simples que pode fazer uma grande diferença. Pôr música a tocar enquanto as crianças são submetidas a procedimentos médicos dolorosos é uma intervenção de baixo custo e é fácil de usar em ambientes clínicos.»
A investigação mostrou que as crianças que ouvem música relataram significativamente menos dor, tendo mesmo algumas demonstrado significativamente menos angústia, e os pais das crianças mostraram-se mais satisfeitos com o cuidado médico. No grupo que ouviu música, 76 por cento dos profissionais de saúde disseram que a via intravenosa era muito fácil de administrar – um número significativamente maior do que o grupo sem música, onde apenas 38 por cento dos prestadores de cuidados de saúde disse que o procedimento foi muito fácil.
Jill Hartling e a sua equipa esperam continuar a investigação nesta área, para ver se a música ou outras distrações podem fazer uma grande diferença para as crianças submetidas a outros procedimentos médicos dolorosos. A dor e o sofrimento associados a procedimentos médicos podem ter «efeitos negativos duradouros» nas crianças, observam os especialistas.
«Há cada vez mais evidência científica que mostra que o cérebro reage à música e a diferentes tipos de música de maneiras muito específicas», afirmou Jill Hartling. «Assim, a investigação adicional sobre como e por que a música pode ser a melhor distração da dor poderá ajudar a avançar neste campo.»
Fonte: sapo.pt  http://musiartes.com.br/2014/05/a-musica-como-alivio-das-dores-nos-pequeninos/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez que podemos trabalh

O que é Musicoterapia?

Segundo a definição da World Federation of Music Therapy, “Musicoterapia é a utilização profissional da música e seus elementos, para a intervenção em ambientes médicos, educacionais e cotidiano com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que procuram otimizar a sua qualidade de vida e melhorar suas condições físicas, sociais, comunicativas, emocionais, intelectuais, espirituais e de saúde e bem estar. Investigação, educação, prática e ensino clínico em musicoterapia são baseados em padrões profissionais de acordo com contextos culturais, sociais e políticos”. Isto é, musicoterapia é uma ciência que visa melhorar a qualidade de vida, desenvolver potenciais ou restabelecer funções físicas, mentais e sociais por meio de um processo que envolve a  rela çã o  e  comunica çã o  estabelecida entre cliente, profissional e recursos sonoros. Ainda sob o olhar da esquizoanálise a música, no contexto musicoterapêutico, abrange não somente objetos sonoros e musicais, mas também uma

Musicalização Infantil x Recreação Musical: você sabe a diferença?

Por Helen Penna Muito se tem falado sobre  musicalização infantil  nos últimos tempos. No primeiro texto que escrevi aqui no blog, apontei a importância de se musicalizar um  bebê  e os benefícios que essa prática traz a ele, bem como às crianças maiores. Qual é, no entanto, a  diferença  entre musicalização e recreação musical? Creio que falar dessa questão seja de suma importância, já que alguns pais sequer estão cientes de que  existe uma diferença  entre uma coisa e outra ao contratarem um profissional para “musicalizar” o seu filho. Existe, atualmente, uma ampla discussão sobre quem é apto ou não para ser um professor de musicalização infantil. É preciso ser graduado em música? Que tipo de conhecimento musical o candidato precisa ter para ser um professor de musicalização? Eu diria, com muita cautela, que o ideal seria, SIM, que  todo professor  de musicalização fosse  graduado  em Música, mas sabemos que essa não é a realidade do Brasil. Foto via akai.org.t