Pular para o conteúdo principal

Música ajuda na coordenação motora de bebês


Na verdade, qualquer som produzido por aparelhos, brinquedos e voz podem ajudar não apenas os bebês a se movimentarem, como facilita na linguagem. Um bebê ao levar a mão ou qualquer objeto à boca já está automaticamente desenvolvendo habilidades psicomotoras, ou seja, a natureza se encarrega do estímulo. Porém, há crianças (que por algum motivo relacionado à problemas neurológicos ou do desenvolvimento geral) ficam defasadas e precisam de estímulo externo.
Os primeiros anos de vida são importantes para o bebê reconhecer os pais. A sonoridade, ritmo, melodia e harmonia que compõem os tons de voz familiares são outra forma dele, que ainda não enxerga ou percebe. E assim começa a educação musical que, quando aprofundada, ajuda as crianças a serem mais espertas, saudáveis e capazes de entender melhor o mundo. Nos primeiros anos de vida, as crianças reconhecem mãe e pai pelo som e pelo cheiro. As diferentes nuances da voz e dos silêncios são música para o bebê.
O que nem todos sabem é que todas as crianças devem ser estimuladas, pois através das vivências corporais, o cérebro faz sinapses, ou seja, estímulos nervosos em que as vivências corporais ajudam na aprendizagem e no desenvolvimento infantil como um todo.
Além disso, para a criança conseguir ser alfabetizada, ela precisa estar com algumas funções cerebrais amadurecidas (como a área motora). Por este motivo cursar a escola de Educação Infantil é muito importante, pois nessas séries iniciais as habilidades motoras são estimuladas o tempo todo, o que promove a maturação necessária para o processo de alfabetização.
Para bebês até os 2 anos, que estão desenvolvendo a coordenação motora geral, é preciso usar a música, brinquedos com sons, chocalhos, músicas gestuais, dancinhas e etc. As áreas cerebrais envolvidas no processo de ouvir e reconhecer o som são amplas e ajudam desenvolver as funções motoras e da linguagem também (habilidades que são desenvolvidas principalmente nessa fase da vida).


Veja mais aqui: http://misteriosdomundo.org/musica-ajuda-na-coordenacao-motora-de-bebes/#ixzz3gufUT2kR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez que podemos trabalh

Ideias de estimulação sensorial aliado à música para trabalhar com crianças com autismo

Estou sempre em busca de melhorar minhas habilidades como professora de musicalização. Descobrir ideias eficazes para envolver crianças autistas através da música é sempre divertido e motivador. As crianças que trabalho no CORA e aula particular, são em sua maioria autistas e aspergers. À começar pelo meu filho que tem autismo leve, que sempre me serviu como parâmetro sobre a síndrome. Nessa minha caminhada como mãe e no meu trabalho com o CORA, percebi e aprendi sobre as necessidades sensoriais que nossas crianças apresentam. Então, conversando com minha amiga  Adriana Fernandes , Fonoaudióloga e especialista  DIR/Floortime , pude perceber como essa abordagem pode ser uma forte aliada ao trabalho com música. E desde então tenho me aprofundado no assunto para melhor atender às necessidades dos meus alunos. Tenho alguns alunos que ficam pulando e batendo em coisas, em busca de estímulos sensoriais. Procuro neste caso, proporcionar uma experiência sensorial oferecendo a esse aluno

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

O que é Musicalização Infantil e  como acontece o processo de musicalizar uma criança. A Musicalização Infantil é um  poderoso instrumento de educação. Desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a socialização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo. Musicalizar uma criança nada mais é do que despertar nela à sua expressão espontânea. É sensibilizar e desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer, e aos poucos ir organizando as informações.  Brincar, indiscutivelmente, é uma grande atração para uma criança. É sempre um momento sério, onde a brincadeira é uma tarefa muito importante. Musicalizar brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai de encontro com seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas se