Pular para o conteúdo principal

A importância das CANTIGAS DE RODAS na escola



Atualmente, algumas escolas utilizam técnicas de incentivo ao resgate das cantigas de roda, atividade tão esquecida nos dias de hoje. Um dos motivos para o distanciamento entre essas atividades antigas e a realidade infantil atual é a ausência constante de espaços seguros e adequados para o lazer das crianças.
Contudo, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento social, emocional e cultural, professores passam a fazer uso de encenações dos temas de uma canção, ou da representação por meio de coreografias em espaços como colégios e creches, oferecendo projetos que tornam possível a interação do aluno com esse elemento tão construtivo do folclore brasileiro.
As cirandas permitem que a criança preste atenção e fique concentrada na história contada pela música, além de ser uma excelente ferramenta para a expressão da comunicação entre alunos de variadas idades. Há também a consolidação de vínculos afetivos entre as gerações, como o neto que aprende as canções com os avôs.
Apesar de não ter uma presença unânime nas instituições, alguns profissionais inserem as cantigas de roda como exercícios de classe, ou como um segmento da musicoterapia, pois auxiliam nas habilidades cognitivas como o aprendizado da leitura de versos, desenvoltura dos movimentos do próprio corpo e a musicalidade da voz.
A prática das cantigas em brincadeiras de roda ultrapassa o conceito de entretenimento. O contato do aluno com esta atividade é extremamente importante, pois além de propagar o folclore e a cultura de uma determinada região, ela está relacionada ao estímulo da imaginação, criatividade, concentração e memória.
Confira alguns métodos utilizados por especialistas para desenvolver tipos de linguagem como a sonora, corporal e verbal por meio das cantigas de roda:
  • Reunir recursos como Cd’s, livros e outros materiais que ilustrem as cantigas;
  • Questionar os alunos sobre as cantigas mais conhecidas por eles;
  • Conhecer e apresentar outras cantigas por meio dos materiais de auxílio;
  • Comentar as músicas trabalhadas com os alunos;
  • Lembrar de situações do cotidiano em que as cantigas possam se encaixar;
  • Conhecer, uma por uma, as histórias, informações, origens e personagens disponíveis das cantigas trabalhadas;
  • Interpretar as outras e comparar com as já conhecidas;
  • Reconstruir, representar ou dramatizar as cantigas juntamente aos alunos;
  • Partilhar as cantigas em conversas ou brincadeiras, abrindo a possibilidade para a elaboração de novas canções.
FONTE: http://cantigas-de-roda.info  -  http://www.atividadespnaic.com/2015/07/a-importancia-das-cantigas-de-rodas-na-escola/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez que podemos trabalh

Ideias de estimulação sensorial aliado à música para trabalhar com crianças com autismo

Estou sempre em busca de melhorar minhas habilidades como professora de musicalização. Descobrir ideias eficazes para envolver crianças autistas através da música é sempre divertido e motivador. As crianças que trabalho no CORA e aula particular, são em sua maioria autistas e aspergers. À começar pelo meu filho que tem autismo leve, que sempre me serviu como parâmetro sobre a síndrome. Nessa minha caminhada como mãe e no meu trabalho com o CORA, percebi e aprendi sobre as necessidades sensoriais que nossas crianças apresentam. Então, conversando com minha amiga  Adriana Fernandes , Fonoaudióloga e especialista  DIR/Floortime , pude perceber como essa abordagem pode ser uma forte aliada ao trabalho com música. E desde então tenho me aprofundado no assunto para melhor atender às necessidades dos meus alunos. Tenho alguns alunos que ficam pulando e batendo em coisas, em busca de estímulos sensoriais. Procuro neste caso, proporcionar uma experiência sensorial oferecendo a esse aluno

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

O que é Musicalização Infantil e  como acontece o processo de musicalizar uma criança. A Musicalização Infantil é um  poderoso instrumento de educação. Desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a socialização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo. Musicalizar uma criança nada mais é do que despertar nela à sua expressão espontânea. É sensibilizar e desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer, e aos poucos ir organizando as informações.  Brincar, indiscutivelmente, é uma grande atração para uma criança. É sempre um momento sério, onde a brincadeira é uma tarefa muito importante. Musicalizar brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai de encontro com seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas se