Atualmente, algumas escolas utilizam técnicas de incentivo ao resgate das cantigas de roda, atividade tão esquecida nos dias de hoje. Um dos motivos para o distanciamento entre essas atividades antigas e a realidade infantil atual é a ausência constante de espaços seguros e adequados para o lazer das crianças.
Contudo, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento social, emocional e cultural, professores passam a fazer uso de encenações dos temas de uma canção, ou da representação por meio de coreografias em espaços como colégios e creches, oferecendo projetos que tornam possível a interação do aluno com esse elemento tão construtivo do folclore brasileiro.
As cirandas permitem que a criança preste atenção e fique concentrada na história contada pela música, além de ser uma excelente ferramenta para a expressão da comunicação entre alunos de variadas idades. Há também a consolidação de vínculos afetivos entre as gerações, como o neto que aprende as canções com os avôs.
Apesar de não ter uma presença unânime nas instituições, alguns profissionais inserem as cantigas de roda como exercícios de classe, ou como um segmento da musicoterapia, pois auxiliam nas habilidades cognitivas como o aprendizado da leitura de versos, desenvoltura dos movimentos do próprio corpo e a musicalidade da voz.
A prática das cantigas em brincadeiras de roda ultrapassa o conceito de entretenimento. O contato do aluno com esta atividade é extremamente importante, pois além de propagar o folclore e a cultura de uma determinada região, ela está relacionada ao estímulo da imaginação, criatividade, concentração e memória.
Confira alguns métodos utilizados por especialistas para desenvolver tipos de linguagem como a sonora, corporal e verbal por meio das cantigas de roda:
- Reunir recursos como Cd’s, livros e outros materiais que ilustrem as cantigas;
- Questionar os alunos sobre as cantigas mais conhecidas por eles;
- Conhecer e apresentar outras cantigas por meio dos materiais de auxílio;
- Comentar as músicas trabalhadas com os alunos;
- Lembrar de situações do cotidiano em que as cantigas possam se encaixar;
- Conhecer, uma por uma, as histórias, informações, origens e personagens disponíveis das cantigas trabalhadas;
- Interpretar as outras e comparar com as já conhecidas;
- Reconstruir, representar ou dramatizar as cantigas juntamente aos alunos;
- Partilhar as cantigas em conversas ou brincadeiras, abrindo a possibilidade para a elaboração de novas canções.
FONTE: http://cantigas-de-roda.info - http://www.atividadespnaic.com/2015/07/a-importancia-das-cantigas-de-rodas-na-escola/
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