Pular para o conteúdo principal

Brincando com sons


As habilidades auditivas são extremamente importantes no desenvolvimento da fala e da linguagem. Por isso hoje resolvi traze uma dica de atividade para trabalhar as habilidades auditivas de detecção e atenção, além de auxiliar na noção de alternância de turnos (minha vez/sua vez).

è uma atividade simples, mas com ótimos resultados no trabalho com crianças que ainda não falam e apresentam um tempo de atenção conjunta restrito.

Basicamente a atividade consiste em realizar uma ação sempre que ouvir um estímulo auditivo.

Como a maioria dos meus pacientes é menino, costumo usar muito os carrinhos nessa atividade, mas pode ser realizado com outros ítens como bolas, balão, jogos de encaixe, boliche, ou o que a sua criatividade permitir!
Como estímulo auditivo costumo usar muitos apitos e flauta, as crianças adoram!

A brincadeira se desenvolve assim:

Quando a criança apita eu jogo o carrinho pra ela, quando eu apito ela joga o carrinho pra mim. Para deixar a brincadeira mais divertida, sempre crio um contexto, como apostar uma corrida, passar por baixo de um túnel feito de lego ou blocos de madeira (como o da foto), etc...

Quando a criança ainda não tem bem estabelecido a noção de alternância de turnos (minha vez/ sua vez) eu costumo "tomar" o apito de sua mão quando é a minha vez de apitar e devolvo quando é a sua vez.

Apesar de ser uma brincadeira simples, no início algumas crianças podem ter dificuldade de entender o que deve fazer (a regra do jogo), mas com paciência e persistência logo aprendem e se divertem. É importante que toda a brincadeira seja prazerosa e respeite o tempo da criança, por isso, sempre deixo que explorem os objetos primeiro, o carrinho, a bola, brinquem um pouco com o soprar, e então vou inserindo esse novo jeito de brincar.

Espero que tenham gostado da dica! Gostaria muito de receber a opinião de vocês nos comentários!
Se este conteúdo foi útil pra você, ajude a divulgá-lo, compartilhe!

fonte: http://fonoemfoco.blogspot.com.br/2014/06/brincando-com-sons.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez que podemos trabalh

Ideias de estimulação sensorial aliado à música para trabalhar com crianças com autismo

Estou sempre em busca de melhorar minhas habilidades como professora de musicalização. Descobrir ideias eficazes para envolver crianças autistas através da música é sempre divertido e motivador. As crianças que trabalho no CORA e aula particular, são em sua maioria autistas e aspergers. À começar pelo meu filho que tem autismo leve, que sempre me serviu como parâmetro sobre a síndrome. Nessa minha caminhada como mãe e no meu trabalho com o CORA, percebi e aprendi sobre as necessidades sensoriais que nossas crianças apresentam. Então, conversando com minha amiga  Adriana Fernandes , Fonoaudióloga e especialista  DIR/Floortime , pude perceber como essa abordagem pode ser uma forte aliada ao trabalho com música. E desde então tenho me aprofundado no assunto para melhor atender às necessidades dos meus alunos. Tenho alguns alunos que ficam pulando e batendo em coisas, em busca de estímulos sensoriais. Procuro neste caso, proporcionar uma experiência sensorial oferecendo a esse aluno

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

O que é Musicalização Infantil e  como acontece o processo de musicalizar uma criança. A Musicalização Infantil é um  poderoso instrumento de educação. Desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a socialização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo. Musicalizar uma criança nada mais é do que despertar nela à sua expressão espontânea. É sensibilizar e desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer, e aos poucos ir organizando as informações.  Brincar, indiscutivelmente, é uma grande atração para uma criança. É sempre um momento sério, onde a brincadeira é uma tarefa muito importante. Musicalizar brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai de encontro com seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas se