Pular para o conteúdo principal

Como desenvolver o talento musical do meu filho? – por Débora Munhoz Barboni

Desde que o bebê nasce os pais ficam ansiosos para notarem os progressos de seus pequeninos, por mínimo que sejam. Conforme crescem, nada é mais gratificante do que acompanhar este desenvolvimento e perceber que seu filho está adquirindo habilidades que antes não tinha.

Existem ferramentas eficientes para estimular crianças de todas as idades (inclusive as especiais) e a música é, sem dúvida, uma das mais poderosas, pois nos envolve em diversos níveis e por meio de sua prática desenvolvemos habilidades motoras, cognitivas e linguísticas. Todos podem desenvolver o talento musical, desde que tenham contato com a música de forma agradável e pratiquem bastante.

A música pode fortalecer áreas cerebrais importantes nos primeiros anos de vida, quando a neuroplasticidade (capacidade do cérebro de modificar sua estrutura e função através de experiências anteriores) é maior, mas é preciso salientar que a plasticidade continua na fase adulta. Nunca é tarde para praticar música. Ao aprender a tocar um instrumento musical, por exemplo, estamos exercitando nossas habilidades mentais, refinando nossa capacidade de ouvir e desenvolvendo o controle motor fino, o que ajudará na firmeza de equilíbrio e na mobilidade. Ou seja, desenvolvendo essa nova habilidade, programaremos nosso cérebro para envelhecer em melhores condições.


Captura de Tela 2014-03-08 às 22.17.49


A MÚSICA PARA DESENVOLVER AS HABILIDADES DA CRIANÇA

As crianças, desde bem pequenas, demonstram um interesse natural pela música. De maneira geral, expressam suas emoções com maior facilidade por meio das canções do que pelas palavras. Porém, para que a criança queira aprender é necessário estar motivada em um ambiente que favoreça seu desenvolvimento afetivo.

Para as crianças pequenas (8 meses até 6 anos) as aulas de musicalização infantil são muito importantes, pois a criança terá a oportunidade de vivenciar todos os elementos musicais desta linguagem por meio de brincadeiras, histórias, jogos, tocando e explorando instrumentos musicais, em um espaço de sensibilização, onde ela poderá construir seu próprio conhecimento, através de práticas e reflexões musicais.

Muitos pais ansiosos buscam a escola de música para que o filho aprenda um instrumento musical, mas para que a criança possa desenvolver este talento com naturalidade, ela precisará, por exemplo, ter um desenvolvimento psicomotor consolidado. Caso falte qualquer um dos pré-requisitos, o aprendiz enfrentará muitas dificuldades no aprendizado de um instrumento. As aulas de musicalização fazem este papel, pois brincando a criança vai aprendendo e se desenvolvendo. Com jogos, brincadeiras coletivas e canções próprias a cada faixa etária, a criança terá a oportunidade de vivenciar o corpo corretamente, se desinibir, explorará o espaço ao redor, experimentará diferentes movimentos locomotores, o que contribuirá para o desenvolvimento natural das funções neuropsicomotoras.

A criança que vivencia todo este processo desde bem pequena, desenvolverá diversas habilidades que a auxiliarão integralmente. Caso venha aprender a tocar um instrumento musical depois, terá muito mais facilidade, pois terá uma percepção auditiva mais apurada, bom desenvolvimento psicomotor e conseguirá ler uma partitura com muito mais facilidade.

A partir dos 6–7 anos, os pais podem começar a cogitar juntamente com o filho, na possibilidade dele vir a aprender tocar um instrumento musical.


Captura de Tela 2014-03-08 às 22.23.23


Algumas dicas importantes…

– Exponha seu filho à música de boa qualidade o mais cedo possível. Assistam shows que tenham instrumentos musicais, demonstre entusiasmo sobre o assunto e converse com ele sobre a possibilidade de aprender a tocar um instrumento musical. Se concordar, pesquise escolas de preferência perto de casa, que utilizem jogos e brincadeiras para trabalhar os conteúdos necessários para a aprendizagem do instrumento musical escolhido. A pedagogia musical atual evoluiu bastante e atualmente, os jogos lúdicos são utilizados também para aprender a ler uma partitura. Desta forma, tudo fica mais leve e divertido!

– Ajude-o(a) a escolher o instrumento musical, levando em conta o tamanho do instrumento e a maturidade da criança. Converse com um professor de música, visite uma loja de instrumentos e experimente com seu filho(a). Dentre os mais solicitados estão o violão, a flauta doce e o piano, mas existem vários outros, para todos os gostos e bolsos. Se decidir comprar o instrumento, não há a necessidade de comprar um modelo caro. O importante é que seu filho possa praticar o que aprendeu na aula, pois neste início de aprendizagem não é preciso algo muito sofisticado.

– Seu filho(a) pode demonstrar interesse em simplesmente cantar. A canção é uma forma de expressão completa, intervindo na ação, na razão e na emoção. A partir de 7-8 anos, as crianças podem participar de corais, onde terão contato com um repertório diversificado de canções, além de exercícios de musicalização e de voz, o que ampliará e muito, suas habilidades musicais.

– É importante enfatizar que as palavras de incentivo por parte das pessoas mais próximas da criança são de suma importância para a continuidade da prática instrumental. Os pais que elogiam pequenos sinais de progresso, valorizam cada música aprendida, “gastam” tempo ouvindo seus filhos tocarem, naturalmente fazem seus filhos valorizarem a prática do instrumento e perceberem o quanto a dedicação e a disciplina são importantes. Os pais devem ter consciência que a educação musical é um processo gradativo e que é necessário dominar a ansiedade de ambos os lados. A criança, de um modo geral, deseja resultados imediatos e, ensiná-las a persistir, a não desistir quando surgem os desafios, são treinos importantes para o ser humano e para sua educação global.


Captura de Tela 2014-03-08 às 22.24.50


Como pais, podemos trazer mais alegria e estímulo aos nosso lares com a música. Dessa forma, nossos filhos poderão usar seu tempo com mais qualidade e utilizarão a música como amiga e companheira, nos momentos difíceis e alegres da vida.

Para praticar música, não existe idade correta para começar, apenas boa vontade e dedicação.

Que tal você e seu filho(a) começarem a praticar música hoje?

Débora Munhoz Barboni
fonte: http://www.justrealmoms.com.br/como-desenvolver-o-talento-musical-do-meu-filho-por-debora-munhoz-barboni/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez que podemos trabalh

O que é Musicoterapia?

Segundo a definição da World Federation of Music Therapy, “Musicoterapia é a utilização profissional da música e seus elementos, para a intervenção em ambientes médicos, educacionais e cotidiano com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que procuram otimizar a sua qualidade de vida e melhorar suas condições físicas, sociais, comunicativas, emocionais, intelectuais, espirituais e de saúde e bem estar. Investigação, educação, prática e ensino clínico em musicoterapia são baseados em padrões profissionais de acordo com contextos culturais, sociais e políticos”. Isto é, musicoterapia é uma ciência que visa melhorar a qualidade de vida, desenvolver potenciais ou restabelecer funções físicas, mentais e sociais por meio de um processo que envolve a  rela çã o  e  comunica çã o  estabelecida entre cliente, profissional e recursos sonoros. Ainda sob o olhar da esquizoanálise a música, no contexto musicoterapêutico, abrange não somente objetos sonoros e musicais, mas também uma

Musicalização Infantil x Recreação Musical: você sabe a diferença?

Por Helen Penna Muito se tem falado sobre  musicalização infantil  nos últimos tempos. No primeiro texto que escrevi aqui no blog, apontei a importância de se musicalizar um  bebê  e os benefícios que essa prática traz a ele, bem como às crianças maiores. Qual é, no entanto, a  diferença  entre musicalização e recreação musical? Creio que falar dessa questão seja de suma importância, já que alguns pais sequer estão cientes de que  existe uma diferença  entre uma coisa e outra ao contratarem um profissional para “musicalizar” o seu filho. Existe, atualmente, uma ampla discussão sobre quem é apto ou não para ser um professor de musicalização infantil. É preciso ser graduado em música? Que tipo de conhecimento musical o candidato precisa ter para ser um professor de musicalização? Eu diria, com muita cautela, que o ideal seria, SIM, que  todo professor  de musicalização fosse  graduado  em Música, mas sabemos que essa não é a realidade do Brasil. Foto via akai.org.t