Pular para o conteúdo principal

SÍNDROME DE ASPERGER – O QUE É?

Aspergers
O que é:
O nome “Asperger“, vem de seu primeiro estudioso, Hans Asperger, psiquiatra e pediatra austríaco. Apesar de seus estudos terem sido iniciados muito antes, somente em 1994 a síndrome foi incluída no DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais). Era então uma síndrome relacionada ao Autismo, mas diferenciada do mesmo.
Em 2013 porém, o DSM passou a classificar a Síndrome de Asperger como uma “variação” integrante do TEA (Transtornos do Espectro Autista). Pode-se dizer então que passou a ser considerada como uma forma mais “branda” do Autismo, já que dentro do TEA, o Autismo é classificado de acordo com graus de comprometimento.
Características:
As características são semelhantes a todos os transtornos que compõem o TEA, variando apenas em grau de intensidade: dificuldade na comunicação e interação social e os comportamentos repetitivos (estereotipados). Há alguns estudos a respeito do QI de pessoas com a Síndrome de Asperger, sugerindo que eles poderiam apresentar índices acima do normal, porém ainda muito deve ser pesquisado.
Seguindo a orientação do DSM V, o diagnóstico deve ser feito seguindo dois grupos de observação:
  • Dificuldade na comunicação e interação social: déficit nas interações sociais, déficit na comunicação e comportamentos não-verbais, dificuldade de desenvolver e/ou manter relacionamentos;
  • Presença de padrão repetitivo e restritivo de atividades, interesses e comportamentos: estereotipias (comportamentos ou falas repetitivas), insistência no mesmo, fixação em rotinas, interesses restritos e/ou incomuns, hiper/hipo reatividade (reação exagerada ou falta de reação) a estímulos sensoriais.
De acordo com o grau de intensidade das características observadas acima (quando presentes), será classificado o transtorno respectivo dentro do TEA.
Fonte:
DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais)
OBS.: Todo o conteúdo desta e de outras publicações deste site tem função informativa e não terapêutica.


10516729_1448233238791949_8127215912485502492_n
Sobre a autora:
Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, idealizadora e editora do blog http://psicologiaacessivel.net/2014/12/04/sindrome-de-asperger-o-que-e/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez ...

ENTENDENDO O AUTISMO – UM VÍDEO DIDÁTICO E SENSÍVEL

Esta é uma animação que explica de uma forma bem didática como uma criança com Autismo se sente. É um vídeo curto, que nos dá uma visão geral sobre o assunto, mas bem sensível e importante para nos conscientizar a respeito. É assim que iniciamos as postagens desta semana “Mundial da Conscientização do Autismo”. O dia oficial é em 02 de abril e até lá, vamos falando sobre o tema por aqui. Assista à animação: Obs: Ao iniciar o vídeo, clique na opção “Legendas/CC” na parte inferior à direita para ativar as legendas em Português. fonte: http://psicologiaacessivel.net/2015/03/28/entendendo-o-autismo-um-video-didatico-e-sensivel/

A música e o desenvolvimento infantil

Os bebês e as crianças interagem permanentemente com o ambiente sonoro que os envolve e com a música, já que ouvir, cantar e dançar são atividades presentes na vida de quase todos os seres humanos. O artigo a seguir trata da importância da interação de bebês e crianças com a música, e como este tema pode ser trabalhado na Educação Infantil. De acordo com a autora, o trabalho com música na Educação Infantil é prioridade para fortalecer a auto-estima, a socialização infantil, o desenvolvimento da linguagem, o aprimoramento da coordenação motora, o desenvolvimento do gosto e do senso musical e a formação da cultura no ser humano. A Música e o Desenvolvimento Infantil  Ana Lúcia Dias Graeff  O trabalho com música é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças. A linguagem musical é excelente para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração ...