Estratégias para facilitação e desenvolvimento da comunicação e linguagem em crianças com Transtorno do Espectro Do Autismo/TEA
Estimulando a Comunicação
Comportamentos Difíceis
- Não demonstre reação aos comportamentos inadequados; Mantenha sua expressão facial e sua voz em um tom neutro; Evite dar a “recompensa” que ela quer.
- Explique com uma voz calma o que ela deve fazer e o que acontecerá em seguida (Eu sei que você quer brincar de bola, mas primeiro vamos terminar esta atividade);
Ecolalia
- Busque interpretar suas intenções a partir das informações contextuais. Se não compreender diga que não entendeu e retome a conversa dando continuidade ao assunto.
- Procure ampliar suas expressões verbais, oferecer novos modelos e sentidos buscando responder aos seus esforços comunicativos;
- Ofereça opções de escolha! Muitas vezes a criança recorre à ecolalia por não saber o que dizer ou como responder à pergunta, solicitação ou comando.
- Ecolalia imediata: retome o turno comunicativo reforçando, complementando ou expandindo a sua fala, dando seguimento à conversação.
Comunicação Suplementar Alternativa
- Os símbolos da CSA são sinais que devem ser interpretados dentro do contexto dialógico promovendo o funcionamento da linguagem e não apenas “decodificação”.
- Organiza rotinas e comportamentos;
- Reduz a frustração e ansiedade, diminuindo comportamentos difíceis;
- Permite à criança dizer o que deseja;
- Favorece a compreensão!
Lembre-se:
- A compreensão precede a produção da fala;
- Num primeiro momento a fala da criança depende da fala do adulto.
- A compreensão da linguagem é facilitada pelo contexto social.
- O significado da palavra é construído através das circunstancias nas quais ela é usada;
- O início da intervenção fonoaudiológica deve se dar o mais precocemente possível!!!
fonte: www.fonoemfoco.blogspot.com.br
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