Em uma pesquisa interna que eu mesmo já fiz com 20 alunos de 08 a 16 anos:
18 - Melhoraram consideravelmente seu desempenho escolar
1 - Manteve as mesmas notas
1 - Piorou as notas momentaneamente por problemas pessoais e depois recuperou. Hoje é um aluno melhor e mais disciplinado do que antes.
1 - Manteve as mesmas notas
1 - Piorou as notas momentaneamente por problemas pessoais e depois recuperou. Hoje é um aluno melhor e mais disciplinado do que antes.
A música desenvolve a capacidade de concentração e disciplina dos alunos, além de melhorar a leitura, a aprendizagem de idiomas e contribuir para sua maior socialização e auto estima.
Contudo, é necessário estar atento ao conteúdo e a filosofia de ensino adotada pelo professor ou pela escola de música.
Contudo, é necessário estar atento ao conteúdo e a filosofia de ensino adotada pelo professor ou pela escola de música.
Não deixe a infância dos seus filhos passar sem que eles tenham contato com experiências musicais de qualidade.
(Por: Marcos Fuchs - https://www.facebook.com/marcosfuchs/posts/890501987688336)
© Stock Photos Agência MBPress
Diversas pesquisas mostram que aprender um instrumento musical na infância traz muitos benefícios, que se refletem até a vida adulta. Um grupo de pesquisadores da NorthwesternUniversity, dos Estados Unidos, concluiu que o aprendizado da música estimula a plasticidade do cérebro, ou seja, a capacidade de mudar e se adaptar ao longo da vida.
Já dados da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos (coletados depois de analisar tomografias de 232 crianças entre 6 e 18 anos) mostram que estudar música melhora as funções executivas do cérebro, responsáveis por habilidades como memória, controle da atenção, organização e planejamento do futuro.
Os especialistas constataram que o treinamento musical aumenta a espessura de uma área do cérebro chamada córtex, responsável também pelo controle das emoções. Em resumo: é preciso ter foco e disciplina para aprender a ler partituras e marcar o tempo. Mas a partir de quando oferecer essa poderosa ferramenta para a criança?
De acordo com a musicoterapeuta e coordenadora pedagógica do Projeto Musicando, que integra o Centro de Musicoterapia Benenzon Brasil, o estímulo deve acontecer na gestação. “Já é possível despertar e incentivar o gosto pela música na barriga da mãe”, diz. Aos quatro meses, a criança tem condições de segurar uma maraca. Aos poucos, ela percebe que, tal e qual um chocalho, produz um som ao ser balançada.
Por volta de um ano, entra a fase de musicalização: “a criança descobre e apreende a música de forma lúdica e natural, brincando com ritmos, melodias, harmonias e cirandas, explorando e criando com o corpo, a voz, o espaço e os instrumentos musicais”, explica Luisiana. Triângulo, pandeiro, claves, reco-reco e flauta pedagógica entram em cena.
Embora não seja possível generalizar, crianças que já tenham passado por um processo de musicalização conseguem estudar um instrumento musical específico em torno dos 5 ou 6 anos. “O piano e o teclado são muito interessantes porque permitem trabalhar melodia, harmonia e ritmo”, diz a musicoterapeuta. Esse momento, normalmente, coincide com o processo de alfabetização.
Já o violão e a guitarra são mais indicados por volta dos 6 ou 7 anos, por uma questão anatômica: embora haja modelos infantis, a criança pode sentir dores nas mãos ou se frustrar por não conseguir tirar um som tão limpo. A bateria também pode ser ensinada para crianças de 6 anos. O importante é oferecer a oportunidade de conhecer, testar qual gosta mais e se divertir aprendendo.
Como estimular a iniciação musical no dia-a-dia
- Coloque diferentes tipos de ritmos, músicas instrumentais ou cantadas em diversas línguas;
- Faça brincadeiras com sons usando objetos da casa. Panelas, baldes e colheres de pau funcionam muito bem. Vale ainda colocar grãos em uma garrafa PET, bater talheres de metal...
- Ouçam música juntos sempre que possível. No carro, a caminho da escola, antes de dormir ou no banho, por exemplo. Acompanhe também a programação cultural de sua cidade. Vale até ir a uma pracinha com coreto;
- Estimule as crianças a ouvir e a identificar os sons da natureza, desde os passarinhos até o barulho das folhas ao vento. Isso fortalece a concentração e favorece a construção da memória musical
Por ANDREZA EMÍLIA MARINO
fonte: http://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/maes-e-filhos/que-tal-estimular-seu-filho-a-fazer-m%C3%BAsica/ar-AAc3S1x?ocid=mailsignoutmd#image=1
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