Desde cedo que a música exerce um imenso poder sobre as nossas emoções e sobre os nossos atos. Na barriga da mãe ou no berço um bebé está já a aprender música. As melodias que no inicio ouve são apenas bater do coração da mãe. Com o passar do tempo, o bebé passar a ligar-se ao exterior. Através da música que o rodeia e das cantigas que a mãe canta. A música é assim já um elo de ligação entre ambos. Estudos mostram que ouvir música clássica durante a gravidez ajudam no desenvolvimento do cérebro do bebe.
Se a música é capaz de transmitir emoções a uma grávida, o mais provável é que o bebe que ela traz dentro da barriga seja contagiado, não só pelos sons, mas também pela sensação de bem estar que esses sons provocam na mãe. O bebe sente-se tranquilo e seguro.
Está provado que os bebes se recordam das músicas e das cantigas que ouviam quando estavam na barriga da mamãe. Daí se estimular e se incentivar as grávidas a ouvirem música e a cantarem muito durante os nove meses de gestação. Depois de nascerem os bebes são capazes de se acalmarem ao ouvirem a voz da mãe ou as cantigas e músicas que esta mais ouvia quando ele ainda estava na barriga.
Mais calmos, mais sensíveis, mais inteligentes... Serão provavelmente assim os bebés que, desde cedo, se familiarizarem com a música. Cantar para um bebé é essencial, porque eles precisam e merecem.
São muitas as formas de fazermos música com os nossos os bebes, com canções de embalar, jogos de exploração do espaço, música gravada.
As crianças que crescem em ambientes ricos musicalmente, desenvolvem a aprendizagem e a comunicação mais rapidamente do que as outras crianças. Ao ouvirem música e a cantarem, as crianças aprendem a concentrar-se, e treinam a capacidade de memorização.
Está provado que uma criança que tenha uma boa educação musical tornar-se-á um excelente aluno em diversas áreas, tais como a matemática e o português, e em disciplinas que requeiram criatividade. Desenvolve ainda um carácter mais sólido e o espírito de liderança.
fonte: http://www.ruadireita.com/musica/info/dar-musica-as-criancas/
Comentários
Postar um comentário