Pular para o conteúdo principal

Brincadeira Musical para Crianças com autismo

Essa brincadeira musical além de trabalhar altura e ritmo é ótima para crianças com autismo de grau moderado a severo, ou até mesmo os bem pequeninos.
Bincadeira Grilinho saltitante
Objetivos: trabalhar a noção de altura e ritmo
Material necessário: CD Conversa de Bicho e bolinhas com guizo
Bolinhas com guizo (fazem barulho quando manuseadas)
Essa música faz uma analogia entre o movimento do grilo (parado e saltando) com o movimento da melodia (ficar numa nota só e saltar de uma nota a outra). Nas partes grifadas da letra a gente bate a bolinha no chão. Nas outras partes, fazemos os gestos indicados. A música é muito intuitiva e não tem erro:

O grilo paradinho no mesmo lugar
Fica bem quietinho, não quer saltar
(deixar a bolinha parada no chão)
Cai a chuva, molha o grilo
(fazer gesto de chuva caindo com as mãos)
Mas o grilinho não sai do lugar
(fazer sinal de “não” com o dedo indicador)
Vem um vento forte, muito forte a soprar
(soprar em cima da bolinha com as mãos em forma de concha na boca)
Mas o grilinho não quer saltar
(sinal de “não” com o dedo indicador)
Raia o sol e o grilinho
(pegar a bolinha na mão)
Saltasaltasalta sem parar
Saltasaltasalta sem parar
(bater a bolinha nas sílabas indicadas – chamamos de ritmo fisiológico, é o mesmo ritmo que cantamos a frase)
Para conhecer a música, assista ao video abaixo:
https://musicautista.wordpress.com/2014/01/08/brincadeira-musical-para-criancas-com-autismo/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez que podemos trabalh

Ideias de estimulação sensorial aliado à música para trabalhar com crianças com autismo

Estou sempre em busca de melhorar minhas habilidades como professora de musicalização. Descobrir ideias eficazes para envolver crianças autistas através da música é sempre divertido e motivador. As crianças que trabalho no CORA e aula particular, são em sua maioria autistas e aspergers. À começar pelo meu filho que tem autismo leve, que sempre me serviu como parâmetro sobre a síndrome. Nessa minha caminhada como mãe e no meu trabalho com o CORA, percebi e aprendi sobre as necessidades sensoriais que nossas crianças apresentam. Então, conversando com minha amiga  Adriana Fernandes , Fonoaudióloga e especialista  DIR/Floortime , pude perceber como essa abordagem pode ser uma forte aliada ao trabalho com música. E desde então tenho me aprofundado no assunto para melhor atender às necessidades dos meus alunos. Tenho alguns alunos que ficam pulando e batendo em coisas, em busca de estímulos sensoriais. Procuro neste caso, proporcionar uma experiência sensorial oferecendo a esse aluno

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

O que é Musicalização Infantil e  como acontece o processo de musicalizar uma criança. A Musicalização Infantil é um  poderoso instrumento de educação. Desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a socialização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo. Musicalizar uma criança nada mais é do que despertar nela à sua expressão espontânea. É sensibilizar e desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer, e aos poucos ir organizando as informações.  Brincar, indiscutivelmente, é uma grande atração para uma criança. É sempre um momento sério, onde a brincadeira é uma tarefa muito importante. Musicalizar brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai de encontro com seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas se