Estimular o desenvolvimento com bambolê
Tive um menino que tinha hipo sensibilidade vestibular, não tinha senso gravitacional, equilíbrio, etc. Além de hiper sensibilidade auditiva a determinados sons.
Quando ouvia uma determinada música girava sem parar, e não sentia tontura. Isso foi bem no início da minha carreira profissional. Pensava comigo: como que numa aula de música posso ajudar esta criança? Tocar instrumento ou cantar, ele pedia para parar, quando colocava uma música no rádio, girava sem parar.
Até que, um dia peguei o bambolê e comecei a brincar com ele. Quando o bambolê caia no chão o movimento deveria parar. E olha que funcionou. Ao girar ele recebia o estímulo (a sensação) que buscava, mas quando o bambolê caia no chão, seu corpo finalmente conseguia perceber e se acomodar apropriadamente.
No passo seguinte, foi introduzir a bola com ritmo musical (sentar na bola, quicando dentro da marcação rítmica proposta, cantando uma canção). Isso fez com que passasse a assistir seus clipes musicais em casa, sentado na bola marcando o ritmo, parando assim, de girar em torno de si.
Abaixo seguem algumas dicas do uso de bambolê, aproveite!
Prender o bambolê cheio de fitas coloridas no alto e estimulara criança a passar por ele: atividade sensorial tátil
Prender o bambolê no alto e pendurar nele circuito de lampadas de led (iguais aqueles colocados em árvore de natal): atividade sensorial (tátil e visual)
Usar o bambolê para fazer bola de sabão gigante: atividade sensorial tátil….bimanual…de cooperação…
Fazer vários furos no bambolê e acoplar ele a uma mangueira: atividade de coordenação motora fina e sensorial tátil e proprioceptiva
Prender o bambolê no alto circundado por lençol: atividade sensorial que pode ser usada para trabalhar interação e aspectos perceptos-cognitivos, além dos aspectos emocionais
Andar junto com outra pessoa por dentro do aro do bambolê: atividade de coordenação motora e de propriocepção, além de trabalhar compartilhamento
Rodar o bambolê na cintura: atividade proprioceptiva, de coordenação motora, de ritmo, de mobilidade,…
Rodar o bambolê em um dos braços: atividade proprioceptiva, de coordenação motora, ritmo e lateralidade
Rodar dois bambolês ao mesmo tempo sendo um em cada braço: atividade proprioceptiva, de coordenação, ritmo, de integração bilateral e sequenciamento,…
Pular de um pé só dentro do bambolê: atividade de coordenação, de propriocepção, de equilíbrio, de lateralidade,…
Pular com os dois pés juntos dentro do aro do bambolê: atividade proprioceptiva, de coordenação motora, de ritmo,…
Brincar de dentro e fora usando música: atividade de organização espacial
Pular com os dois pés rodando o bambolê de trás para a frente do corpo: atividade proprioceptiva, de coordenação, ritmo e de preensão e mobilidade do punho
Pular dentro do bambolê, ora com um pé e ora com os dois pés: atividade de integração bilateral e sequenciamento
Disparar água dentro do bambolê que está suspenso, respeitando as cores escolhidas ou pré-determinadas: atividade bi manual, de atenção, de coordenação, equilíbrio,…
Passar por dentro dos aros dos bambolês: atividade de coordenação motora grossa
Rolar o bambolê: atividade de coordenação, equilíbrio e integração bilateral
Confeccionar bambolês com mangueira transparente e encher elas com contas coloridas: atividade de confecção e de coordenação motora…bi manual, de atenção,…
Usar o bambolê como tear: atividade de confecção…de atenção….bi manual…de coordenação motora fina
Usar o bambolê preso na parede para funcionar como a circunferência de um relógio: atividade de orientação temporal e de cognição….Pode ser usado também para trabalhar conceito matemático…
Usar bambolês como espaço para somatório matemático indicado no balão: atividade cognitiva
Usar os bambolês para trabalhar noção de conjuntos (intersecção, inclusive): atividade cognitiva
fonte:https://musicautista.wordpress.com/2015/05/02/estimular-o-desenvolvimento-com-bambole/
Comentários
Postar um comentário