Pular para o conteúdo principal

Musicoterapia: benefícios para a saúde!



    A música tem um efeito profundo sobre o seu corpo e psiquê. Na verdade, há um campo crescente em cuidados de saúde conhecido como musicoterapia, que utiliza a música para curar. Aqueles que praticam a terapia de música estão descobrindo a vantagem em usá-la para ajudar pacientes com câncer, crianças com TDAH, entre outros problemas, e até mesmo hospitais estão começando a usar a música e musicoterapia para ajudar no gerenciamento da dor, para ajudar a afastar a depressão, promover o movimento, acalmar os pacientes, aliviar a tensão muscular, e muitos outros benefícios que a musicoterapia pode trazer. Isto não é surpreendente, já que a música afeta o corpo e a mente de muitas maneiras poderosas.

Ondas cerebrais

A música com uma batida forte pode estimular ondas cerebrais para ressoar em sincronia com o ritmo, com batidas mais rápidas trazendo concentração mais nítida e pensamento mais alerta, e um ritmo mais lento promovendo um estado meditativo e calmo. Além disso, a variação nos níveis de atividade de ondas cerebrais que a música pode trazer também pode ativar o cérebro para mudar as velocidades mais facilmente por conta própria, se necessário, o que significa que a música pode trazer benefícios duradouros para o seu estado de espírito, mesmo depois de você parar de ouvir.

Respiração e freqüência cardíaca

Com alterações nas ondas cerebrais vem mudanças em outras funções corporais. Aqueles regidos pelo sistema nervoso autônomo, tais como a respiração e a freqüência cardíaca também pode ser alterados pelas mudanças que a música pode trazer. Isto pode resultar em uma respiração mais lenta e controlada, a frequência cardíaca mais lenta, e uma ativação da resposta de relaxamento, entre outras coisas. É por isso que a musicoterapia pode ajudar a combater ou prevenir os efeitos nocivos do estresse crônico, promovendo não só relaxamento, mas a saúde.

Musicoterapia e crianças


Crianças com autismo e outros problemas mentais tem sido tratadas com musicoterapia e os resultados obtidos são extremamente positivos.

Estado da mente

Pode ser usada para trazer um estado de espírito mais positivo, ajudando a manter a depressão e a ansiedade longe. Isso pode ajudar a prevenir a resposta ao estresse de provocar estragos no corpo, e pode ajudar a manter os níveis de criatividade e otimismo maiores, trazendo muitos outros benefícios.


Outros benefícios

A redução da pressão sanguínea (que pode também reduzir o risco de problemas de saúde, acidente vascular cerebral e outros), aumenta a imunidade, diminui a tensão muscular e outros. Com tantos benefícios e esses efeitos físicos profundos, não é nenhuma surpresa que muitos estão vendo a música como uma ferramenta importante para ajudar o corpo a ficar ou se tornar saudável.

Usando Musicoterapia

Não é nenhuma surpresa que a musicoterapia está crescendo em popularidade. Muitos hospitais estão usando musicoterapeutas no tratamento da dor e outros usos. Musicoterapeutas ajudam com várias outras questões também, incluindo stress.

Usando a música por conta própria

Enquanto a musicoterapia é uma disciplina importante, você também pode conseguir muitos benefícios da música por sua própria conta. A música pode ser usada no dia a dia para relaxar, para ganhar energia quando se sentir esgotado, por catarse quando se lida com o estresse emocional e de outras maneiras também.

http://www.saudemelhor.com/

Comentários

  1. Tenho um filho autista leve de 10 anos...teria algo para estimular a leitura dele a traves da musica? ele tá começando agora a ler palavras curtas de silabas simples...escreve bem ..mas tem dificuldade pra ler

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez que podemos trabalh

O que é Musicoterapia?

Segundo a definição da World Federation of Music Therapy, “Musicoterapia é a utilização profissional da música e seus elementos, para a intervenção em ambientes médicos, educacionais e cotidiano com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que procuram otimizar a sua qualidade de vida e melhorar suas condições físicas, sociais, comunicativas, emocionais, intelectuais, espirituais e de saúde e bem estar. Investigação, educação, prática e ensino clínico em musicoterapia são baseados em padrões profissionais de acordo com contextos culturais, sociais e políticos”. Isto é, musicoterapia é uma ciência que visa melhorar a qualidade de vida, desenvolver potenciais ou restabelecer funções físicas, mentais e sociais por meio de um processo que envolve a  rela çã o  e  comunica çã o  estabelecida entre cliente, profissional e recursos sonoros. Ainda sob o olhar da esquizoanálise a música, no contexto musicoterapêutico, abrange não somente objetos sonoros e musicais, mas também uma

Musicalização Infantil x Recreação Musical: você sabe a diferença?

Por Helen Penna Muito se tem falado sobre  musicalização infantil  nos últimos tempos. No primeiro texto que escrevi aqui no blog, apontei a importância de se musicalizar um  bebê  e os benefícios que essa prática traz a ele, bem como às crianças maiores. Qual é, no entanto, a  diferença  entre musicalização e recreação musical? Creio que falar dessa questão seja de suma importância, já que alguns pais sequer estão cientes de que  existe uma diferença  entre uma coisa e outra ao contratarem um profissional para “musicalizar” o seu filho. Existe, atualmente, uma ampla discussão sobre quem é apto ou não para ser um professor de musicalização infantil. É preciso ser graduado em música? Que tipo de conhecimento musical o candidato precisa ter para ser um professor de musicalização? Eu diria, com muita cautela, que o ideal seria, SIM, que  todo professor  de musicalização fosse  graduado  em Música, mas sabemos que essa não é a realidade do Brasil. Foto via akai.org.t