Pular para o conteúdo principal

Oito motivos para os seus pequenotes aprenderem música

Todas as crianças gostam de música. Esta é uma fonte de alegria, proporciona bem-estar e realização pessoal.
A educação musical traz benefícios para o desenvolvimento e aprendizagem dos mais pequenos. Por isso, está  a ganhar, cada vez mais, um lugar de destaque nas opções extracurriculares.
Vejam alguns benefícios de optar pela educação musical. 
 1- Facilita a aprendizagem escolar – Aprender a tocar um instrumento musical aumenta a capacidade de concentração e do raciocínio matemático. O fato de serem geralmente atividades agradáveis para quem as faz, torna-as mais estimulantes para o cérebro que as recebe e desenvolve de uma forma natural.
2- Estimula o espírito de equipa- Para que uma orquestra tenha sucesso, todos os seus elementos têm que trabalhar em conjunto harmoniosamente com um único objetivo, o desempenho, e têm que se comprometer a aprender a música, participar em ensaios, e praticar música em conjunto.
3- Encoraja a autodisciplina e a diligência- Características que se repercutirão nas atividades intelectuais sob a forma de estudo efetivo e hábitos de trabalho. Uma associação entre a música e a matemática de há muito é notada. Praticar música promove a expressão pessoal e proporciona auto gratificação.
Benefícios Em Aprender Música Na Infância 4- Aumenta a autoestima- Ser aplaudido é a perfeita situação que traduz o sentimento de bem-estar que envolve quem toca um instrumento musical. Isso reflete-se na autoestima da criança, pois ela sente que faz parte de um trabalho que é apreciado pelas pessoas.
5- Ensina o que é o ritmo- O ritmo tem um papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso das crianças. As atividades musicais oferecem incontáveis oportunidades, tais como o controlo dos músculos. e a desenvoltura dos movimentos.
6- Desenvolve a coordenação motora- Ao tocar um instrumento musical a criança  explora aprende a coordenar os movimentos, incorporando noções de ritmo, equilíbrio e fluência aprimorando o crescimento individual.
7- Incita a Paciência e persistência- A música é uma das coisas mais difíceis e demoradas de aprender. Ao praticar a criança vai perceber que nem tudo acontece de uma forma rápida e desta forma reduz o sentimento de ansiedade.  Logo, ela aprende que é preciso esforço, treino, perseverança para atingir o objetivo pretendido. Um ensinamento que lhe será útil por toda a vida.
8- Melhora a sensibilidade- A música encanta os ouvidos e a alma. As crianças que aprendem música são mais auto- expressivas e comunicam melhor com as pessoas que as rodeiam. Envolver a criança num ambiente musical estimula a criatividade, torna- a mais  sensível aos sons que a rodeiam, incluindo a fala das pessoas e, por consequência, aumentando a capacidade de aprender novas línguas.

fonte:http://pumpkin.pt/familia/desenvolvimento/oito-motivos-para-os-seus-pequenotes-aprenderem-musica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez que podemos trabalh

Ideias de estimulação sensorial aliado à música para trabalhar com crianças com autismo

Estou sempre em busca de melhorar minhas habilidades como professora de musicalização. Descobrir ideias eficazes para envolver crianças autistas através da música é sempre divertido e motivador. As crianças que trabalho no CORA e aula particular, são em sua maioria autistas e aspergers. À começar pelo meu filho que tem autismo leve, que sempre me serviu como parâmetro sobre a síndrome. Nessa minha caminhada como mãe e no meu trabalho com o CORA, percebi e aprendi sobre as necessidades sensoriais que nossas crianças apresentam. Então, conversando com minha amiga  Adriana Fernandes , Fonoaudióloga e especialista  DIR/Floortime , pude perceber como essa abordagem pode ser uma forte aliada ao trabalho com música. E desde então tenho me aprofundado no assunto para melhor atender às necessidades dos meus alunos. Tenho alguns alunos que ficam pulando e batendo em coisas, em busca de estímulos sensoriais. Procuro neste caso, proporcionar uma experiência sensorial oferecendo a esse aluno

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

O que é Musicalização Infantil e  como acontece o processo de musicalizar uma criança. A Musicalização Infantil é um  poderoso instrumento de educação. Desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a socialização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo. Musicalizar uma criança nada mais é do que despertar nela à sua expressão espontânea. É sensibilizar e desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer, e aos poucos ir organizando as informações.  Brincar, indiscutivelmente, é uma grande atração para uma criança. É sempre um momento sério, onde a brincadeira é uma tarefa muito importante. Musicalizar brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai de encontro com seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas se