Pular para o conteúdo principal

MUSICOTERAPIA: A MÚSICA QUE CURA


Os efeitos dos sons tem atuação poderosa no processo terapêutico em vários setores. (Foto: internet/reprodução)
Os efeitos dos sons tem atuação poderosa no processo terapêutico em vários setores. (Foto: internet/reprodução)

Logo depois do lançamento do Sobre Música e Arte, publiquei um artigo falando dos efeitos da música no cérebro humano. Agora, mais uma vez, trago a tona a característica benéfica desta arte para a vida humana.
Os filósofos gregos, que antecederam o pai da filosofia moderna, Sócrates, foram quem registraram primeiro o uso terapêutico da música na história humana. Porém, sua organização e só começou de fato depois da II Guerra Mundial. As pesquisas realizadas nos Estados Unidos deram origem ao primeiro curso de Musicoterapia em 1944, na Universidade de Michigan.
Musicoterapia é o uso da música ou seus elementos: ritmo, harmonia e melodia, por um profissional qualificado para o tratamento de um cliente, em particular, ou de grupos. Este trabalho tem o objetivo de facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, aprendizado, entre outras necessidades específicas.
A finalidade é o atendimento das desorganizações físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. A musicoterapia foca no desenvolvimento de potenciais ou no resgate de funções do ser para o alcance de maior qualidade de vida, segundo a Federação Mundial de Musicoterapia.

Como funciona


Seção de musicoterapia em grupo. (Foto: internet/reprodução)
Seção de musicoterapia em grupo. (Foto: internet/reprodução)

O tratamento com musicoterapia se dá de duas formas: ativa e passiva. De forma ativa, o paciente toca instrumentos e canta, dança ou participa de outras atividades propostas pelo terapeuta. Já de forma passiva, o profissional põe a música para que o paciente a ouça.
Este tipo de procedimento é voltado para pessoas com grandes problemas de mobilidade ou com dificuldades motoras. Há também a possibilidade de que a forma passiva da musicoterapia funcione como parte do tratamento.
As pessoas que são indicadas para o tratamento com a musicoterapia estão dispensadas de conhecimentos musicais anteriores. Isso, porque o objetivo é terapêutico e não artístico. Por outro lado, o profissional da área precisa ter conhecimento de instrumentos como o violão, teclados e percussão.

A formação


O musico terapeuta precisa ter o domínio de pelo menos um instrumento harmônico. (Foto: internet/reprodução)
O musico terapeuta precisa ter o domínio de pelo menos um instrumento harmônico. (Foto: internet/reprodução)

A formação em musicoterapia pode ser feita em dois níveis. No primeiro, através da graduação. Em Minas Gerais, por exemplo, a Universidade Federal oferece o curso. Mas profissionais das áreas de música e saúde também podem se especializar na área. Porém, a pós-graduação é restrita a músicos, professores de música, médicos e psicólogos.
Para ser um musico terapeuta profissional, o estudante precisa de conhecimentos em teoria musical, canto, percussão. É exigida a prática de um instrumento harmônico (violão ou piano), no mínimo, e instrumentos melódicos. A flauta doce é o mais usado.
O conhecimento de métodos de musicalização como o Kodály é uma das prerrogativas do curso. Noções que envolvam expressão artística, corporal, dança e técnicas grupais também fazem parte do processo de formação profissional.
Como a musicoterapia é uma atividade que envolve o bem estar do ser humano, disciplinas como a psicologia, filosofia, anatomia e fisiologia humana fazem parte da grade curricular. A neurociência também é uma cadeira de muita importância para o curso.

Musicoterapia acessível


A música tem o poder de relaxar a pessoa e acalmar a mente. (Foto: internet/reprodução)
A música tem o poder de relaxar a pessoa e acalmar a mente. (Foto: internet/reprodução)

O poder terapêutico da música é inquestionável e pode ser recurso rápido e eficiente para qualquer pessoa. Embora a musicoterapia seja uma cadeira acadêmica que requer a formação universitária ou de especialista, há muitas formas da população em geral se beneficiar dos efeitos benéficos da música.
Alguns tipos como a barroca e a new age são amplamente usadas para seções de relaxamento e meditação. A melodia transcorre em um determinado compasso e andamento provocando a aquietação mental.
Esses estilos também são amplamente usados por estudantes e indivíduos que precisam potencializar sua concentração. A música tem a capacidade de provocar reações emocionais nas pessoas dependendo da tonalidade e ritmo em que é composta. 

fonte: http://sobremusicaearte.com.br/musicoterapia-a-musica-que-cura/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez que podemos trabalh

O que é Musicoterapia?

Segundo a definição da World Federation of Music Therapy, “Musicoterapia é a utilização profissional da música e seus elementos, para a intervenção em ambientes médicos, educacionais e cotidiano com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que procuram otimizar a sua qualidade de vida e melhorar suas condições físicas, sociais, comunicativas, emocionais, intelectuais, espirituais e de saúde e bem estar. Investigação, educação, prática e ensino clínico em musicoterapia são baseados em padrões profissionais de acordo com contextos culturais, sociais e políticos”. Isto é, musicoterapia é uma ciência que visa melhorar a qualidade de vida, desenvolver potenciais ou restabelecer funções físicas, mentais e sociais por meio de um processo que envolve a  rela çã o  e  comunica çã o  estabelecida entre cliente, profissional e recursos sonoros. Ainda sob o olhar da esquizoanálise a música, no contexto musicoterapêutico, abrange não somente objetos sonoros e musicais, mas também uma

Musicalização Infantil x Recreação Musical: você sabe a diferença?

Por Helen Penna Muito se tem falado sobre  musicalização infantil  nos últimos tempos. No primeiro texto que escrevi aqui no blog, apontei a importância de se musicalizar um  bebê  e os benefícios que essa prática traz a ele, bem como às crianças maiores. Qual é, no entanto, a  diferença  entre musicalização e recreação musical? Creio que falar dessa questão seja de suma importância, já que alguns pais sequer estão cientes de que  existe uma diferença  entre uma coisa e outra ao contratarem um profissional para “musicalizar” o seu filho. Existe, atualmente, uma ampla discussão sobre quem é apto ou não para ser um professor de musicalização infantil. É preciso ser graduado em música? Que tipo de conhecimento musical o candidato precisa ter para ser um professor de musicalização? Eu diria, com muita cautela, que o ideal seria, SIM, que  todo professor  de musicalização fosse  graduado  em Música, mas sabemos que essa não é a realidade do Brasil. Foto via akai.org.t