Pular para o conteúdo principal

Ideias de estimulação sensorial aliado à música para trabalhar com crianças com autismo

Estou sempre em busca de melhorar minhas habilidades como professora de musicalização. Descobrir ideias eficazes para envolver crianças autistas através da música é sempre divertido e motivador.
As crianças que trabalho no CORA e aula particular, são em sua maioria autistas e aspergers. À começar pelo meu filho que tem autismo leve, que sempre me serviu como parâmetro sobre a síndrome. Nessa minha caminhada como mãe e no meu trabalho com o CORA, percebi e aprendi sobre as necessidades sensoriais que nossas crianças apresentam. Então, conversando com minha amiga Adriana Fernandes, Fonoaudióloga e especialista DIR/Floortime, pude perceber como essa abordagem pode ser uma forte aliada ao trabalho com música. E desde então tenho me aprofundado no assunto para melhor atender às necessidades dos meus alunos.
3-25
Tenho alguns alunos que ficam pulando e batendo em coisas, em busca de estímulos sensoriais. Procuro neste caso, proporcionar uma experiência sensorial oferecendo a esse aluno saltar no trampolim, ou saltar na bola suíça, eles adoram. Assim fica mais fácil o engajamento nas atividades musicais.
A criança recebe um input proprioceptivo e vestibular saltando na bola. Com a música que canto enquanto ela pula, no ritmo da música, consigo um bom contado ocular e às vezes consigo que ela cante comigo alguns trechos. Por incrível que pareça uma atividade onde a criança está em movimento, pode proporcionar uma interação muito produtiva e benéfica para as crianças. Com a bola podemos fazer outras atividades relaxantes como deitar sobre ela, rola para cima e para baixo, e etc.
Uma das premissas do Floortime é a motivação. A criança motivada consegue interagir com pais e terapeutas. Segundo Greespan: “Nós realmente precisamos mudar essa dicotomia histórica da cognição por um lado, as emoções, por outro lado, e perceber que nossas emoções são o combustível que dão origem ao comportamento social, mas também a diferentes níveis de inteligência”
É por isso que amo música, porque ela por si só já um agente motivador, e desenvolve diversas habilidades e estimula a criatividade.
Por Michele Senra

fonte:https://musicautista.wordpress.com/2013/07/30/ideias-sensorias-aliados-a-musica-para-trabalhar-com-criancas-com-autismo/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez ...

ENTENDENDO O AUTISMO – UM VÍDEO DIDÁTICO E SENSÍVEL

Esta é uma animação que explica de uma forma bem didática como uma criança com Autismo se sente. É um vídeo curto, que nos dá uma visão geral sobre o assunto, mas bem sensível e importante para nos conscientizar a respeito. É assim que iniciamos as postagens desta semana “Mundial da Conscientização do Autismo”. O dia oficial é em 02 de abril e até lá, vamos falando sobre o tema por aqui. Assista à animação: Obs: Ao iniciar o vídeo, clique na opção “Legendas/CC” na parte inferior à direita para ativar as legendas em Português. fonte: http://psicologiaacessivel.net/2015/03/28/entendendo-o-autismo-um-video-didatico-e-sensivel/

A música e o desenvolvimento infantil

Os bebês e as crianças interagem permanentemente com o ambiente sonoro que os envolve e com a música, já que ouvir, cantar e dançar são atividades presentes na vida de quase todos os seres humanos. O artigo a seguir trata da importância da interação de bebês e crianças com a música, e como este tema pode ser trabalhado na Educação Infantil. De acordo com a autora, o trabalho com música na Educação Infantil é prioridade para fortalecer a auto-estima, a socialização infantil, o desenvolvimento da linguagem, o aprimoramento da coordenação motora, o desenvolvimento do gosto e do senso musical e a formação da cultura no ser humano. A Música e o Desenvolvimento Infantil  Ana Lúcia Dias Graeff  O trabalho com música é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças. A linguagem musical é excelente para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração ...