imitar os sons de seu filho e seu jeito de brincar irá encorajar mais vocalizações e interação
Tradução de Claudia Marcelino para artigo publicado pela Autism Speaks no dia 19/03/2013
Esta
semana, pesquisadores publicaram os resultados esperançosos de que,
mesmo depois de 4 anos de idade, muitas crianças não-verbais com
autismo, eventualmente, desenvolvem a linguagem. Por uma boa razão,
as famílias, os professores e outros querem saber como eles podem
promover o desenvolvimento da linguagem em crianças não-verbais ou
adolescentes com autismo. A boa notícia é que a pesquisa produziu
uma série de estratégias eficazes. Mas antes de compartilhar nossas
"dicas", é importante lembrar que cada pessoa com autismo
é única. Mesmo com um esforço tremendo, uma estratégia que
funciona bem com uma criança ou adolescente pode não funcionar com
outro. E apesar de toda pessoa com autismo poder aprender a se
comunicar, não é sempre através da linguagem falada. Indivíduos
não-verbais com autismo têm muito a contribuir para a sociedade e
podem viver uma vida satisfatória com a ajuda de suportes visuais e
tecnologias assistivas. Então aqui estão as nossas sete principais
estratégias para a promoção do desenvolvimento da linguagem em
crianças não-verbais e adolescentes com autismo:
1.
Incentive
as brincadeiras e a interação social.
Crianças
aprendem através do brincar e isso inclui a aprendizagem de línguas.
Jogos interativos oferecem oportunidades agradáveis para você e seu
filho se comunicarem. Experimente uma variedade de jogos ou
brincadeiras para encontrar aqueles que seu filho gosta. Tente também
atividades lúdicas que promovem a interação social. Exemplos
incluem: cantar, recitar rimas. Durante suas interações,
posicione-se na frente de seu filho e perto do nível dos olhos -
assim é mais fácil para o seu filho te ver e ouvir.
2.
Imite
o seu filho.
Imitar
os sons do seu filho e jeito de brincar irá encorajar mais
vocalizações e interação. Além disso, incentiva seu filho a
copiar você e se revezar. Certifique-se de imitar como seu filho
está brincando - desde que seja um comportamento positivo. Por
exemplo, quando a criança rola um carrinho, você rola outro
carrinho. Se ele ou ela bate o carro, você bate o seu também. Mas
não imita quando ele joga o carro!
3.
Foque
na comunicação não-verbal. Gestos
e contato visual pode construir uma base para a linguagem.
Incentive
seu filho pela modelagem a responder esses comportamentos. Exagere
seus gestos. Use o seu corpo e sua voz ao se comunicar - por
exemplo, estendendo a mão para apontar quando você diz "olhe"
e acene com a cabeça quando você diz "sim". Use gestos
que são fáceis para o seu filho imitar. Exemplos incluem bater
palmas, abrir as mãos, estender os braços, etc Responda a gestos do
seu filho: Quando ele olha ou aponta para um brinquedo, entregue-o à
ele ou pegue a deixa para você brincar com ele. Da mesma forma,
aponte para um brinquedo que você deseja antes de pegá-la.
4.
Deixe
"espaço" para o seu filho falar.
É
natural que se sinta à vontade para preencher a linguagem quando a
criança não responde imediatamente. Mas é tão importante dar a
seu filho lotes de oportunidades para se comunicar, mesmo que ele não
esteja falando. Quando você faz uma pergunta ou vê que seu filho
quer algo, faça uma pausa por alguns segundos enquanto olha para ele
com expectativa. Fique atento para qualquer movimento de corpo ou som
e responda prontamente. A rapidez de sua resposta ajuda a criança
sentir o poder da comunicação.
5.
Simplifique
a sua linguagem.
Isso
ajuda o seu filho a seguir o que você está dizendo. Também torna
mais fácil para ela imitar o seu discurso. Se o seu filho é
não-verbal, tente falar principalmente em palavras simples. (Se ela
está brincando com uma bola, você diz "bola" ou "joga".)
Se o seu filho está falando palavras simples, aumente o vocabulário:
Fale em frases curtas, como "jogue a bola" ou "chute a
bola". Continue seguindo esta regra: Geralmente use frases com
uma palavra a mais do que o seu filho está usando.
6.
Siga
os interesses do seu filho.
Ao
invés de interromper o foco do seu filho, siga-o junto com as
palavras. Usando a regra de narrar o que seu filho está fazendo.
Se ele está brincando com um classificador de formas, pode-se dizer
a palavra "dentro" quando ele coloca uma forma em seu
lugar. Você pode dizer "segure" quando ele segura a peça
e "solte", quando ele a deixa de lado para começar de
novo. Ao falar sobre o acontece com seu filho, você vai ajudá-lo a
aprender o vocabulário associado.
7.
Considere
dispositivos de apoio e suportes visuais.
As
tecnologias de apoio e suportes visuais podem fazer mais do que tomar
o lugar da fala. Podem incentivar o seu desenvolvimento. Exemplos
incluem dispositivos e aplicativos com imagens que seu filho toca
para produzir palavras. Em um nível mais simples, os suportes
visuais podem incluir imagens e grupos de imagens que o seu filho
pode usar para indicar pedidos e pensamentos. Para mais orientações
sobre o uso de suportes visuais, consulte Autism
Speaks ATN / AR-P Visual Suporta Tool Kit
. Os terapeutas de seu filho são excepcionalmente qualificados para
ajudá-lo a selecionar e utilizar estas estratégias e outras para
estimular o desenvolvimento da linguagem. Diga ao terapeuta sobre
seus sucessos, bem como quaisquer dificuldades que você está tendo.
Ao trabalhar com a equipe de intervenção do seu filho, você pode
ajudar a fornecer o apoio que seu filho precisa para encontrar a sua
"voz".
fonte:http://claumarcelino.blogspot.pt/2013/03/sete-maneiras-de-ajudar-seu-filho.html
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