Pular para o conteúdo principal

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO TRABALHO DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL !



Quando se fala em musicalização infantil sempre vem à cabeça o professor de música, a escola os instrumentos etc.

Eu sempre que penso em musicalização, Penso no que os meus alunos ouvem fora da escola, afinal a família tem uma função primordial na formação da criança só hábitos e costumes, não só influenciam como determinam a compreensão de mundo do aluno, e só o professor de musica tem a preocupação com a formação cultural do aluno deve sempre que possível envolver a família no processo de musicalização infantil.

Eu sempre que posso procuro criar situações em que a família possa participar de forma significativa tanto para os pais como para a criança, um dos projetos em trabalhei hinos, comecei ,pedindo que cada aluno junto com o pai pesquisasse quem era o autor do hino do time de futebol favorito, foi muito bom os pais pesquisaram montaram cartazes ate descobriram que um grande compositor Brasileiro Lamartine Babo e o  compositor de vários times de futebol do rio de janeiro  , quando eu entrei nos hinos cívicos a participação continuou com o mesmo entusiasmo. ao final fizemos um culto a Bandeira com as famílias foi muito bom , consegui tornar um a principio meio sem muita graça a principio em um projeto  que não só foi muito significativo como mudou a visão das famílias s obre as aulas de musicalização. Esse projeto tenha sido com alunos do fundamental, na educação infantil não foi muito diferente fiz um projeto sobre musicas do tempo da vovó em que pedi para cada aluno fizesse uma entrevista sobre as músicas da infância da vovó ou vovô foi muito importante para os avos.

E claro que ao conseguir esse envolvimento comecei a orientar os pais sobre musicas que devem tocar para as crianças ouvirem onde comprar boa musica infantil. sugerir CD e DVDs musicais para tem em casa e assim oferecer em casa um repertorio de qualidade e a continuação trabalho de formação cultural que sempre fiz na escola. Assim a família se torna uma grande aliada, e nos professores de musicalização podemos ser às vezes não só professores de musicalização infantil como professores de musicalização familiar.



 fonte:  Sônia Jardim  http://grupoprimeirossons.blogspot.com.br/2015/07/a-participacao-da-familia-no-trabalho_31.html?spref=fb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez ...

ENTENDENDO O AUTISMO – UM VÍDEO DIDÁTICO E SENSÍVEL

Esta é uma animação que explica de uma forma bem didática como uma criança com Autismo se sente. É um vídeo curto, que nos dá uma visão geral sobre o assunto, mas bem sensível e importante para nos conscientizar a respeito. É assim que iniciamos as postagens desta semana “Mundial da Conscientização do Autismo”. O dia oficial é em 02 de abril e até lá, vamos falando sobre o tema por aqui. Assista à animação: Obs: Ao iniciar o vídeo, clique na opção “Legendas/CC” na parte inferior à direita para ativar as legendas em Português. fonte: http://psicologiaacessivel.net/2015/03/28/entendendo-o-autismo-um-video-didatico-e-sensivel/

A música e o desenvolvimento infantil

Os bebês e as crianças interagem permanentemente com o ambiente sonoro que os envolve e com a música, já que ouvir, cantar e dançar são atividades presentes na vida de quase todos os seres humanos. O artigo a seguir trata da importância da interação de bebês e crianças com a música, e como este tema pode ser trabalhado na Educação Infantil. De acordo com a autora, o trabalho com música na Educação Infantil é prioridade para fortalecer a auto-estima, a socialização infantil, o desenvolvimento da linguagem, o aprimoramento da coordenação motora, o desenvolvimento do gosto e do senso musical e a formação da cultura no ser humano. A Música e o Desenvolvimento Infantil  Ana Lúcia Dias Graeff  O trabalho com música é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças. A linguagem musical é excelente para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração ...