Pular para o conteúdo principal

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO TRABALHO DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL !



Quando se fala em musicalização infantil sempre vem à cabeça o professor de música, a escola os instrumentos etc.

Eu sempre que penso em musicalização, Penso no que os meus alunos ouvem fora da escola, afinal a família tem uma função primordial na formação da criança só hábitos e costumes, não só influenciam como determinam a compreensão de mundo do aluno, e só o professor de musica tem a preocupação com a formação cultural do aluno deve sempre que possível envolver a família no processo de musicalização infantil.

Eu sempre que posso procuro criar situações em que a família possa participar de forma significativa tanto para os pais como para a criança, um dos projetos em trabalhei hinos, comecei ,pedindo que cada aluno junto com o pai pesquisasse quem era o autor do hino do time de futebol favorito, foi muito bom os pais pesquisaram montaram cartazes ate descobriram que um grande compositor Brasileiro Lamartine Babo e o  compositor de vários times de futebol do rio de janeiro  , quando eu entrei nos hinos cívicos a participação continuou com o mesmo entusiasmo. ao final fizemos um culto a Bandeira com as famílias foi muito bom , consegui tornar um a principio meio sem muita graça a principio em um projeto  que não só foi muito significativo como mudou a visão das famílias s obre as aulas de musicalização. Esse projeto tenha sido com alunos do fundamental, na educação infantil não foi muito diferente fiz um projeto sobre musicas do tempo da vovó em que pedi para cada aluno fizesse uma entrevista sobre as músicas da infância da vovó ou vovô foi muito importante para os avos.

E claro que ao conseguir esse envolvimento comecei a orientar os pais sobre musicas que devem tocar para as crianças ouvirem onde comprar boa musica infantil. sugerir CD e DVDs musicais para tem em casa e assim oferecer em casa um repertorio de qualidade e a continuação trabalho de formação cultural que sempre fiz na escola. Assim a família se torna uma grande aliada, e nos professores de musicalização podemos ser às vezes não só professores de musicalização infantil como professores de musicalização familiar.



 fonte:  Sônia Jardim  http://grupoprimeirossons.blogspot.com.br/2015/07/a-participacao-da-familia-no-trabalho_31.html?spref=fb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez que podemos trabalh

Ideias de estimulação sensorial aliado à música para trabalhar com crianças com autismo

Estou sempre em busca de melhorar minhas habilidades como professora de musicalização. Descobrir ideias eficazes para envolver crianças autistas através da música é sempre divertido e motivador. As crianças que trabalho no CORA e aula particular, são em sua maioria autistas e aspergers. À começar pelo meu filho que tem autismo leve, que sempre me serviu como parâmetro sobre a síndrome. Nessa minha caminhada como mãe e no meu trabalho com o CORA, percebi e aprendi sobre as necessidades sensoriais que nossas crianças apresentam. Então, conversando com minha amiga  Adriana Fernandes , Fonoaudióloga e especialista  DIR/Floortime , pude perceber como essa abordagem pode ser uma forte aliada ao trabalho com música. E desde então tenho me aprofundado no assunto para melhor atender às necessidades dos meus alunos. Tenho alguns alunos que ficam pulando e batendo em coisas, em busca de estímulos sensoriais. Procuro neste caso, proporcionar uma experiência sensorial oferecendo a esse aluno

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

O que é Musicalização Infantil e  como acontece o processo de musicalizar uma criança. A Musicalização Infantil é um  poderoso instrumento de educação. Desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a socialização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo. Musicalizar uma criança nada mais é do que despertar nela à sua expressão espontânea. É sensibilizar e desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer, e aos poucos ir organizando as informações.  Brincar, indiscutivelmente, é uma grande atração para uma criança. É sempre um momento sério, onde a brincadeira é uma tarefa muito importante. Musicalizar brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai de encontro com seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas se