Desenvolvimento saudável de forma lúdica.
A criança e a expressividade:
O crescimento implica em uma série de mudanças físicas e psicológicas. O corpo e a mente se desenvolvem causando alterações no comportamento, criando novas habilidades e ampliando a percepção do mundo através dos estímulos e relações. Desde o útero materno a criança já inicia este processo de maturação e aprendizado cercada de mudanças biológicas e processos psíquicos. É nas brincadeiras e no contato com as pessoas de sua convivência que a criança aprende e se expressar. A musicoterapia, metodologia terapêutica criada no período pós guerra, na década de cinquenta, desenvolveu-se ao longo dos anos como uma valiosa ferramenta para o auto desenvolvimento e tratamento de pessoas de todas as idades. PNL ( Programação Neurolinguistica - é o estudo da estrutura da experiência subjetiva do ser humano e o que pode ser feito com ela, ou seja, é um processo educacional de como usar melhor o nosso cérebro" Richard Bandler) é também uma metodologia aplicada ao desenvolvimento do potencial humano e estuda os processos que constroem nossa experiência subjetiva. A expressividade é um aspecto central no desenvolvimento infantil. Sua função, basicamente, é tornar concreto aquilo que está no imaginário e ao fazer isto trás a tona todas as fantasias, angústias, dúvidas, medos, potencialidades e criatividade da criança.
A musicoterapia com crianças tem como princípio fundamental explorar e permitir ao máximo esta expressividade. Através de recursos musicais lúdicos, dinâmicos, a criança vivencia sua subjetividade e exercita suas habilidades em desenvolvimento. A experiência musical enriquecida e permeada pela PNL, pode proporcionar de forma leve e descontraída a auto percepção e acomodação na fase atual do desenvolvimento, assim como abordar assuntos de natureza psicológia com ludicidade.
Estudos comprovam que a atividade musical é a única capaz de estimular diversas áreas do tecido nervoso simultâneamente, além de favorecer a liberação de hormônios ligados ao prazer. Isto confere á musicoterapia um alto nível de eficácia no tratamento e estimulação de múltiplas habilidades, de ordem biológica, psíquica ou relacional. A criança se desenvolve e trabalha sua subjetividade de forma divertida e prazerosa.
O crescimento implica em uma série de mudanças físicas e psicológicas. O corpo e a mente se desenvolvem causando alterações no comportamento, criando novas habilidades e ampliando a percepção do mundo através dos estímulos e relações. Desde o útero materno a criança já inicia este processo de maturação e aprendizado cercada de mudanças biológicas e processos psíquicos. É nas brincadeiras e no contato com as pessoas de sua convivência que a criança aprende e se expressar. A musicoterapia, metodologia terapêutica criada no período pós guerra, na década de cinquenta, desenvolveu-se ao longo dos anos como uma valiosa ferramenta para o auto desenvolvimento e tratamento de pessoas de todas as idades. PNL ( Programação Neurolinguistica - é o estudo da estrutura da experiência subjetiva do ser humano e o que pode ser feito com ela, ou seja, é um processo educacional de como usar melhor o nosso cérebro" Richard Bandler) é também uma metodologia aplicada ao desenvolvimento do potencial humano e estuda os processos que constroem nossa experiência subjetiva. A expressividade é um aspecto central no desenvolvimento infantil. Sua função, basicamente, é tornar concreto aquilo que está no imaginário e ao fazer isto trás a tona todas as fantasias, angústias, dúvidas, medos, potencialidades e criatividade da criança.
A musicoterapia com crianças tem como princípio fundamental explorar e permitir ao máximo esta expressividade. Através de recursos musicais lúdicos, dinâmicos, a criança vivencia sua subjetividade e exercita suas habilidades em desenvolvimento. A experiência musical enriquecida e permeada pela PNL, pode proporcionar de forma leve e descontraída a auto percepção e acomodação na fase atual do desenvolvimento, assim como abordar assuntos de natureza psicológia com ludicidade.
Estudos comprovam que a atividade musical é a única capaz de estimular diversas áreas do tecido nervoso simultâneamente, além de favorecer a liberação de hormônios ligados ao prazer. Isto confere á musicoterapia um alto nível de eficácia no tratamento e estimulação de múltiplas habilidades, de ordem biológica, psíquica ou relacional. A criança se desenvolve e trabalha sua subjetividade de forma divertida e prazerosa.
A metodologia:
Desde sua primeira utilização clínica, no pós guerra, a musicoterapia evoluiu muito e desenvolveu-se no campo do conhecimento científico. Hoje existem cinco modelos reconhecidos: Bennenzon, Mt analiticamente orientada, Nordoff Robins, GIM e vibro acústica. Sendo o modelo Bennenzon o mais praticado na América do Sul.
O musicoterapeuta é o profissional habilitado a lidar com o universo sonoro musical de maneira terapêutica, identificando as demandas do cliente e elegendo a melhor estratégia para engajá-lo. O material de trabalho do musicoterapeuta é a música e seus elementos: som, rítmo, melodia, harmonia, voz e corpo, instrumentos musicais, etc. Sua aplicabilidade é ampla atuando em contextos como saúde e educação.
O projeto terapêtico é construido em parceria com a criança, seus pais ou responsáveis levando em consideração os aspectos que gostariam de trabalhar e os conteúdos que surgem sessão após sessão. Dessa forma, é possível que haja solicitação de participação dos responsáveis ou comunicação com outros envolvidos na vida diária da criança como escola, professores, familiares, etc.
Não é necessário ter habilidades musicais desenvolvidas, o intuito do processo é uma vivência simbólica das demandas físicas e psicológicas através da experiência musical.
A PNL vem como um suporte, uma sustentação desta vivência simbólica. Aprofundando o entendimento e a percepção de si mesmo e das dinâmicas relacionais.Visto que o imaginário da criança é bastante ativo é importante promover experiências em que a criança possa concretizá-lo trabalhando os significados simbólicos atribuídos à estas experiências, no caso, musicais. As mesmas poderão simular contextos de vida ou relacionamentos com pessoas e consigo próprio, indagações ou conflitos, habilidades (físicas, mentais, emocionais ou cognitivas) a serem desenvolvidas ou aprimoradas, etc.
Desde sua primeira utilização clínica, no pós guerra, a musicoterapia evoluiu muito e desenvolveu-se no campo do conhecimento científico. Hoje existem cinco modelos reconhecidos: Bennenzon, Mt analiticamente orientada, Nordoff Robins, GIM e vibro acústica. Sendo o modelo Bennenzon o mais praticado na América do Sul.
O musicoterapeuta é o profissional habilitado a lidar com o universo sonoro musical de maneira terapêutica, identificando as demandas do cliente e elegendo a melhor estratégia para engajá-lo. O material de trabalho do musicoterapeuta é a música e seus elementos: som, rítmo, melodia, harmonia, voz e corpo, instrumentos musicais, etc. Sua aplicabilidade é ampla atuando em contextos como saúde e educação.
O projeto terapêtico é construido em parceria com a criança, seus pais ou responsáveis levando em consideração os aspectos que gostariam de trabalhar e os conteúdos que surgem sessão após sessão. Dessa forma, é possível que haja solicitação de participação dos responsáveis ou comunicação com outros envolvidos na vida diária da criança como escola, professores, familiares, etc.
Não é necessário ter habilidades musicais desenvolvidas, o intuito do processo é uma vivência simbólica das demandas físicas e psicológicas através da experiência musical.
A PNL vem como um suporte, uma sustentação desta vivência simbólica. Aprofundando o entendimento e a percepção de si mesmo e das dinâmicas relacionais.Visto que o imaginário da criança é bastante ativo é importante promover experiências em que a criança possa concretizá-lo trabalhando os significados simbólicos atribuídos à estas experiências, no caso, musicais. As mesmas poderão simular contextos de vida ou relacionamentos com pessoas e consigo próprio, indagações ou conflitos, habilidades (físicas, mentais, emocionais ou cognitivas) a serem desenvolvidas ou aprimoradas, etc.
O processo:
A duração de cada sessão é de cerca de quarenta minutos a uma hora. Recomenda-se frequência semanal das sessões, em virtude do bom desenvolvimento e consistência do processo.
As experiências musicais mais comuns durante os atendimentos são:
A duração de cada sessão é de cerca de quarenta minutos a uma hora. Recomenda-se frequência semanal das sessões, em virtude do bom desenvolvimento e consistência do processo.
As experiências musicais mais comuns durante os atendimentos são:
- Explorar sons dos instrumentos e do corpo;
- Cantar e tocar livremente ou de forma estruturada;
- Compôr canções;
- Recriar canções;
- Escutar música do repertório pessoal e realizar atividades expressivas com o corpo, voz ou materiais artísticos;
- Construir instrumentos;
- Dramatizações musicais temáticas em que os instrumentos musicais se tornam personagens de alguma história, situação de vida, entre outras.
Os benefícios:
Através do processo musicoterapêutico a criança vivenciará simbolicamente toda sua subjetividade, sua história, suas capacidades, suas emoções, suas relações intra e interpessoais conhecendo mais sobre si mesma, aprimorando suas capacidades e desenvolvendo-se de forma leve e descontraída.
Se necessário, o acompanhamento transcenderá o consultório através do trabalho multidiciplinar com a escola e com os educadores, com pais e familiares, podendo ampliar os resultados conquistados nas sessões para os demais contextos da vida da criança e potencializando os recursos disponíveis para lidar com as demais situações e ambientes.
Através do processo musicoterapêutico a criança vivenciará simbolicamente toda sua subjetividade, sua história, suas capacidades, suas emoções, suas relações intra e interpessoais conhecendo mais sobre si mesma, aprimorando suas capacidades e desenvolvendo-se de forma leve e descontraída.
Se necessário, o acompanhamento transcenderá o consultório através do trabalho multidiciplinar com a escola e com os educadores, com pais e familiares, podendo ampliar os resultados conquistados nas sessões para os demais contextos da vida da criança e potencializando os recursos disponíveis para lidar com as demais situações e ambientes.
fonte:http://inyou.com.br/musicoterapia-com-criancas/
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