Pular para o conteúdo principal

O que é Musicoterapia?



Segundo a definição da World Federation of Music Therapy, “Musicoterapia é a utilização profissional da música e seus elementos, para a intervenção em ambientes médicos, educacionais e cotidiano com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que procuram otimizar a sua qualidade de vida e melhorar suas condições físicas, sociais, comunicativas, emocionais, intelectuais, espirituais e de saúde e bem estar. Investigação, educação, prática e ensino clínico em musicoterapia são baseados em padrões profissionais de acordo com contextos culturais, sociais e políticos”.
Isto é, musicoterapia é uma ciência que visa melhorar a qualidade de vida, desenvolver potenciais ou restabelecer funções físicas, mentais e sociais por meio de um processo que envolve a relação e comunicação estabelecida entre cliente, profissional e recursos sonoros.
Ainda sob o olhar da esquizoanálise a música, no contexto musicoterapêutico, abrange não somente objetos sonoros e musicais, mas também uma variedade de outros signos. Possibilita a condição de integração, de socialização, de um movimento que ora se estrutura, ora se desestrutura e ora entra num fluxo de harmonia, estabelecendo contato, relação, percepção e cognição (aprendizagem).
Você vai experienciar de maneira integrada, ou seja, através dos sentidos, pensamentos e emoções, novas possibilidades de enxergar e lidar com os aspectos trabalhados em si próprio.

Quem é o musicoterapeuta?
Sobre o musicoterapeuta, é o profissional graduado em curso superior de musicoterapia e que possui em sua formação diversos conhecimentos ligados a música, psique e biologia humana, cultura e sociedade, além dos modelos e abordagens específicos da área.

Como são as sessões de musicoterapia?
Basicamente a matéria prima do trabalho, ao longo das sessões, é o conjunto de sons, fenômenos acústicos que englobam o universo sonoro-musical e todas as suas possibilidades.
Pode-se utilizar como ferramentas instrumentos musicais, qualquer objeto que emita som, o próprio corpo, aparelho de som e cd (ou qualquer objeto de mídia), recursos gráficos e artísticos, entre outros materiais.
Diversas formas de intervenção podem ocorrer, entre elas: escuta musical, jogos com os instrumentos, diálogos, visualizações com condução verbal e musical, movimentos com o corpo, tocar e explorar os instrumentos.
A essas técnicas chamamos ativas ou receptivas. Compor, reinventar, improvisar musicalmente com os instrumentos, com o corpo e com a voz, por exemplo, são técnicas ativas, já a audição musical e as visualizações, receptivas.
O processo se desenvolve de acordo com os objetivos traçados juntamente com o cliente.
As técnicas que compõem o mesmo levam sempre em consideração os gostos pessoais, as habilidades, possíveis restrições ou limitações físicas e mentais do cliente.
A duração das sessões pode variar de acordo com a idade, de 40min a 1h30, podendo ocorrer semanalmente, uma ou mais vezes por semana.

Realizando atendimento individual em Musicoterapia você poderá:
– Vivenciar qualidade de vida sentindo motivação e bem estar;
– Desenvolver suas habilidades e potenciais muitas vezes disponíveis internamente, mas não aproveitados;
– Melhorar em si aspectos que o incomodam ou limitam de alguma forma”
– Mudar a maneira como lidar consigo e com suas características tratando-se com respeito e compreensão;
– Estimular o seu corpo, cérebro e mente de forma saudável, integrada e lúdica podendo elevar seu desempenho em qualquer um desses níveis;
– Entrar em contato com conteúdos profundamente inconscientes por meio do não verbal;
– Desenvolver ou melhorar habilidades de comunicação;
– Trabalhar seus conflitos e questões internas conhecendo um pouco mais a respeito de si próprio e ampliando sua percepção de mundo através da música e de seus recursos.

Através de um programa personalizado crianças e adultos de todas as idades poderão se beneficiar de um processo cheio de recursos expressivos, rico e diferente do que se oferece tradicionalmente no mercado.

fonte:http://inyou.com.br/musicoterapia/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez que podemos trabalh

Musicalização Infantil x Recreação Musical: você sabe a diferença?

Por Helen Penna Muito se tem falado sobre  musicalização infantil  nos últimos tempos. No primeiro texto que escrevi aqui no blog, apontei a importância de se musicalizar um  bebê  e os benefícios que essa prática traz a ele, bem como às crianças maiores. Qual é, no entanto, a  diferença  entre musicalização e recreação musical? Creio que falar dessa questão seja de suma importância, já que alguns pais sequer estão cientes de que  existe uma diferença  entre uma coisa e outra ao contratarem um profissional para “musicalizar” o seu filho. Existe, atualmente, uma ampla discussão sobre quem é apto ou não para ser um professor de musicalização infantil. É preciso ser graduado em música? Que tipo de conhecimento musical o candidato precisa ter para ser um professor de musicalização? Eu diria, com muita cautela, que o ideal seria, SIM, que  todo professor  de musicalização fosse  graduado  em Música, mas sabemos que essa não é a realidade do Brasil. Foto via akai.org.t