Pular para o conteúdo principal

Fala e comunicação: conheça o sistema talk tools

Muitas vezes, é preciso ensinar o bebê com síndrome de Down a fazer movimentos que parecem “naturais”, como fechar os lábios, soprar, segurar a língua, usar corretamente a mandíbula e, finalmente, falar. O princípio básico do sistema talk tools é o de que, assim como a fisioterapeuta ajuda a fortalecer os músculos dos braços, das pernas e do abdômen para que a criança consiga engatinhar e andar, exercícios diários para o fortalecimento de mandíbula, língua e lábios podem ajudá-la a realizar as seguintes tarefas:
- Mastigar alimentos
– Retrair a língua protusa
– Realizar/aprender os movimentos corretos dos lábios para o desenvolvimento da fala
– Falar com mais clareza
Fonoaudióloga segura queijo de bebê com síndrome de Down e usa seringa para ensiná-lo a sugar pelo canudo 


Como funciona?

O processo de fortalecimento começa com a alimentação do bebê e é desenvolvido por meio de exercícios diários. Os exercícios são realizados com a ajuda de instrumentos como mordedores, blocos, vibradores e canudos (utilizados especialmente para a retração da língua). Estes aparelhos não devem ser tratados como brinquedos.
O primeiro passo para o tratamento é conversar com um profissional de fonoaudiologia treinado para oferecer instruções sobre o sistema talk tools aos pais e outras pessoas que cuidarão da criança. Ele poderá ensinar como utilizar os instrumentos e monitorar se os exercícios estão sendo realizados corretamente.




Como surgiu o sistema?

O sistema talk tools foi criado pela fonoaudióloga americana Sara Rosenfeld Johnson. Formada pelas universidades de Ithaca e Columbia, a profisisonal acumula mais de 35 anos de experiência ajudando crianças e adultos com dificuldades de fala e de linguagem.

Exemplo de exercício:
Para ensinar o bebê a sugar, utilize uma seringa – ele logo compreenderá que só receberá o líquido se sugar. No início da transição da seringa para o canudo, utilize algo mais pastoso, como iogurte com água de coco. Aos poucos, vá diluindo até que o bebê se engasgue com o líquido. No vídeo abaixo (em inglês), Vito Bonomo aprende a sugar pelo canudo com a ajuda do exercício.



fonte: http://www.movimentodown.org.br/2013/05/fala-e-comunicacao-conheca-o-sistema-talk-tools/
http://youtu.be/_7M3a4-f4cg
Para maiores informações, visite: http://www.talktools.com/
- See more at: http://www.movimentodown.org.br/2013/05/fala-e-comunicacao-conheca-o-sistema-talk-tools/#sthash.riuDBU29.dpuf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez que podemos trabalh

Ideias de estimulação sensorial aliado à música para trabalhar com crianças com autismo

Estou sempre em busca de melhorar minhas habilidades como professora de musicalização. Descobrir ideias eficazes para envolver crianças autistas através da música é sempre divertido e motivador. As crianças que trabalho no CORA e aula particular, são em sua maioria autistas e aspergers. À começar pelo meu filho que tem autismo leve, que sempre me serviu como parâmetro sobre a síndrome. Nessa minha caminhada como mãe e no meu trabalho com o CORA, percebi e aprendi sobre as necessidades sensoriais que nossas crianças apresentam. Então, conversando com minha amiga  Adriana Fernandes , Fonoaudióloga e especialista  DIR/Floortime , pude perceber como essa abordagem pode ser uma forte aliada ao trabalho com música. E desde então tenho me aprofundado no assunto para melhor atender às necessidades dos meus alunos. Tenho alguns alunos que ficam pulando e batendo em coisas, em busca de estímulos sensoriais. Procuro neste caso, proporcionar uma experiência sensorial oferecendo a esse aluno

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

O que é Musicalização Infantil e  como acontece o processo de musicalizar uma criança. A Musicalização Infantil é um  poderoso instrumento de educação. Desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a socialização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo. Musicalizar uma criança nada mais é do que despertar nela à sua expressão espontânea. É sensibilizar e desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer, e aos poucos ir organizando as informações.  Brincar, indiscutivelmente, é uma grande atração para uma criança. É sempre um momento sério, onde a brincadeira é uma tarefa muito importante. Musicalizar brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai de encontro com seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas se