Pular para o conteúdo principal

Fala e comunicação: conheça o sistema talk tools

Muitas vezes, é preciso ensinar o bebê com síndrome de Down a fazer movimentos que parecem “naturais”, como fechar os lábios, soprar, segurar a língua, usar corretamente a mandíbula e, finalmente, falar. O princípio básico do sistema talk tools é o de que, assim como a fisioterapeuta ajuda a fortalecer os músculos dos braços, das pernas e do abdômen para que a criança consiga engatinhar e andar, exercícios diários para o fortalecimento de mandíbula, língua e lábios podem ajudá-la a realizar as seguintes tarefas:
- Mastigar alimentos
– Retrair a língua protusa
– Realizar/aprender os movimentos corretos dos lábios para o desenvolvimento da fala
– Falar com mais clareza
Fonoaudióloga segura queijo de bebê com síndrome de Down e usa seringa para ensiná-lo a sugar pelo canudo 


Como funciona?

O processo de fortalecimento começa com a alimentação do bebê e é desenvolvido por meio de exercícios diários. Os exercícios são realizados com a ajuda de instrumentos como mordedores, blocos, vibradores e canudos (utilizados especialmente para a retração da língua). Estes aparelhos não devem ser tratados como brinquedos.
O primeiro passo para o tratamento é conversar com um profissional de fonoaudiologia treinado para oferecer instruções sobre o sistema talk tools aos pais e outras pessoas que cuidarão da criança. Ele poderá ensinar como utilizar os instrumentos e monitorar se os exercícios estão sendo realizados corretamente.




Como surgiu o sistema?

O sistema talk tools foi criado pela fonoaudióloga americana Sara Rosenfeld Johnson. Formada pelas universidades de Ithaca e Columbia, a profisisonal acumula mais de 35 anos de experiência ajudando crianças e adultos com dificuldades de fala e de linguagem.

Exemplo de exercício:
Para ensinar o bebê a sugar, utilize uma seringa – ele logo compreenderá que só receberá o líquido se sugar. No início da transição da seringa para o canudo, utilize algo mais pastoso, como iogurte com água de coco. Aos poucos, vá diluindo até que o bebê se engasgue com o líquido. No vídeo abaixo (em inglês), Vito Bonomo aprende a sugar pelo canudo com a ajuda do exercício.



fonte: http://www.movimentodown.org.br/2013/05/fala-e-comunicacao-conheca-o-sistema-talk-tools/
http://youtu.be/_7M3a4-f4cg
Para maiores informações, visite: http://www.talktools.com/
- See more at: http://www.movimentodown.org.br/2013/05/fala-e-comunicacao-conheca-o-sistema-talk-tools/#sthash.riuDBU29.dpuf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez que podemos trabalh

O que é Musicoterapia?

Segundo a definição da World Federation of Music Therapy, “Musicoterapia é a utilização profissional da música e seus elementos, para a intervenção em ambientes médicos, educacionais e cotidiano com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que procuram otimizar a sua qualidade de vida e melhorar suas condições físicas, sociais, comunicativas, emocionais, intelectuais, espirituais e de saúde e bem estar. Investigação, educação, prática e ensino clínico em musicoterapia são baseados em padrões profissionais de acordo com contextos culturais, sociais e políticos”. Isto é, musicoterapia é uma ciência que visa melhorar a qualidade de vida, desenvolver potenciais ou restabelecer funções físicas, mentais e sociais por meio de um processo que envolve a  rela çã o  e  comunica çã o  estabelecida entre cliente, profissional e recursos sonoros. Ainda sob o olhar da esquizoanálise a música, no contexto musicoterapêutico, abrange não somente objetos sonoros e musicais, mas também uma

A música e o desenvolvimento infantil

Os bebês e as crianças interagem permanentemente com o ambiente sonoro que os envolve e com a música, já que ouvir, cantar e dançar são atividades presentes na vida de quase todos os seres humanos. O artigo a seguir trata da importância da interação de bebês e crianças com a música, e como este tema pode ser trabalhado na Educação Infantil. De acordo com a autora, o trabalho com música na Educação Infantil é prioridade para fortalecer a auto-estima, a socialização infantil, o desenvolvimento da linguagem, o aprimoramento da coordenação motora, o desenvolvimento do gosto e do senso musical e a formação da cultura no ser humano. A Música e o Desenvolvimento Infantil  Ana Lúcia Dias Graeff  O trabalho com música é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças. A linguagem musical é excelente para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social. A música deve ser con