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A literatura e a música como instrumentos de aprendizagem

Atualmente as crianças parecem se interessar apenas pelos jogos e brinquedos eletrônicos, deixando de lado o mundo mágico dos livros e da música, mas sabemos que atividades que envolvem tanto a literatura como a música, são extremamente fundamentais na exploração da fantasia e da imaginação.
Atualmente as crianças parecem se interessar apenas pelos jogos e brinquedos eletrônicos, deixando de lado o mundo mágico dos livros e da música, mas sabemos que atividades que envolvem tanto a literatura como a música, são extremamente fundamentais na exploração da fantasia e da imaginação.

A educação não formal

Na educação não formal, os espaços educativos são localizados em territórios que acompanham a vida dos grupos e indivíduos, em locais informais e fora das escolas. A participação é optativa, acontece a partir das preferências e gostos dos sujeitos. O modo de educar é voltado para os interesses e necessidades dos participantes. A educação não formal é aquela que se aprende no mundo da vida, via processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletiva cotidianas, afirma Gonh (2006). Enquanto a educação informal tem a função de socializar o indivíduo, desenvolver hábitos, atitudes, comportamentos, formas de pensar de acordo com os valores e crenças de grupos que dela participam. A educação não formal fundamenta-se no critério de solidariedade e identificação de interesses comuns e é parte do processo de construção da cidadania coletiva do grupo. Assim, os conhecimentos são produzidos considerando os modos de agir em grupo, o resgate de sentimento de autovalorização, a percepção da vida e suas adversidades, o aprendizado e a compreensão do mundo no contexto em que vivem. Diferente da educação formal, que tem objetivos relativos ao ensino e a aprendizagem, de conteúdos sistematizados, normatizados por lei, busca formar indivíduos ativos, desenvolver habilidades e competências cidadãs.

Podemos afirmar, segundo as ideias de Gonh (2006), que o método na educação não formal nasce da problematização da vida cotidiana, os conteúdos são gerados a partir dos temas que se colocam como necessidade, desafios do grupo, ou seja, os caminhos metodológicos são construídos ou reconstruídos de acordo com os acontecimentos, considerando o ser humano como um todo. Ela se diferencia de outras propostas educacionais, como por exemplo, a educação social que objetiva, na maioria das vezes, inserir os indivíduos no mercado de trabalho.  


A literatura e a música como instrumentos de aprendizagem

A literatura e a música são caminhos que levam a criança a desenvolver a imaginação e a fantasia de forma prazerosa e significativa. Elas contribuem no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

O hábito de leitura pode influenciar de maneira positiva na formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. De acordo com Bakhtin (1992), a literatura infantil é um instrumento motivador e desafiador, capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com sua necessidade. As crianças quando ouvem as histórias, aprimoram a sua capacidade de imaginação, já que ouvi-las pode estimular a pensar, escrever, ler, criar, recriar.

Neste mundo de tecnologias, de informações, a criança que não tiver a oportunidade de suscitar seu imaginário, poderá no futuro, ser um indivíduo sem criticidade, pouco criativo, sem condições para compreender a sua própria realidade … é muito importante contar histórias para as crianças desde pequenas para adquirirem o gosto pela atividade. Ao ouvirem histórias, por meio de identificação de personagens, compreendem situações desagradáveis, resolvem conflitos e desenvolvem a linguagem.

Quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que tem em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja, carinho, curiosidade, dor, perda, entre outros.
Assim, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma, através da leitura, a criança adquire uma postura crítico-reflexivo, extremamente relevante à sua formação cognitiva.


A música por sua vez, também, é um rico instrumento na formação cognitiva. Desperta o indivíduo para um mundo prazeroso, mobiliza pensamentos, movimentos corporais, aprendizagem, socialização. De acordo com Weigel (1988, apud. Hoffman e Silva, 1995, p.60) atividades musicais coletivas favorecem a autoestima, bem como a socialização infantil, pelo ambiente de compreensão, participação e cooperação que pode proporcionar. Quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, a criatividade, a afetividade, a motricidade e a sensorialidade. Segundo Ducorneau (1984), para que a criança aprenda a escutar bem, é necessário fazer experiências sonoras com as qualidades do som como o timbre, a altura e a intensidade.

A educação musical favorece o desenvolvimento emocional, afetivo e cognitivo. Também, coordenação motora, acuidade visual e auditiva, bem como memória, atenção, criatividade e capacidade de comunicação.
Toda e qualquer música cantada propõe evocar, pensar, criar meios próprios de expressão, para representar o movimento interior de compreensão de situações vivenciadas. Para Gainza (1988), a música é um elemento de fundamental importância na transformação e o desenvolvimento dos indivíduos.

Percebe-se que a música e a literatura são instrumentos facilitadores do processo do ensino-aprendizagem, portanto é importante que o professor crie situações onde os alunos possam desenvolver atividades que explorem a imaginação, emoção e habilidades, de uma forma prazerosa e significativa.  





Este texto é parte do artigo de Gisele Pereira Anelo e Anilda Machado de Souza. Publicado na Re v i s t a e - P e d – F A C O S / C N E C O s ó r i o V o l . 2 – N º 1 – A G O / 2 0 1 2 – I S S N 2 2 3 7 - 7 0 7 7 com o título de Aprendizagem no espaço não escolar.


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