Pular para o conteúdo principal

A literatura e a música como instrumentos de aprendizagem

Atualmente as crianças parecem se interessar apenas pelos jogos e brinquedos eletrônicos, deixando de lado o mundo mágico dos livros e da música, mas sabemos que atividades que envolvem tanto a literatura como a música, são extremamente fundamentais na exploração da fantasia e da imaginação.
Atualmente as crianças parecem se interessar apenas pelos jogos e brinquedos eletrônicos, deixando de lado o mundo mágico dos livros e da música, mas sabemos que atividades que envolvem tanto a literatura como a música, são extremamente fundamentais na exploração da fantasia e da imaginação.

A educação não formal

Na educação não formal, os espaços educativos são localizados em territórios que acompanham a vida dos grupos e indivíduos, em locais informais e fora das escolas. A participação é optativa, acontece a partir das preferências e gostos dos sujeitos. O modo de educar é voltado para os interesses e necessidades dos participantes. A educação não formal é aquela que se aprende no mundo da vida, via processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletiva cotidianas, afirma Gonh (2006). Enquanto a educação informal tem a função de socializar o indivíduo, desenvolver hábitos, atitudes, comportamentos, formas de pensar de acordo com os valores e crenças de grupos que dela participam. A educação não formal fundamenta-se no critério de solidariedade e identificação de interesses comuns e é parte do processo de construção da cidadania coletiva do grupo. Assim, os conhecimentos são produzidos considerando os modos de agir em grupo, o resgate de sentimento de autovalorização, a percepção da vida e suas adversidades, o aprendizado e a compreensão do mundo no contexto em que vivem. Diferente da educação formal, que tem objetivos relativos ao ensino e a aprendizagem, de conteúdos sistematizados, normatizados por lei, busca formar indivíduos ativos, desenvolver habilidades e competências cidadãs.

Podemos afirmar, segundo as ideias de Gonh (2006), que o método na educação não formal nasce da problematização da vida cotidiana, os conteúdos são gerados a partir dos temas que se colocam como necessidade, desafios do grupo, ou seja, os caminhos metodológicos são construídos ou reconstruídos de acordo com os acontecimentos, considerando o ser humano como um todo. Ela se diferencia de outras propostas educacionais, como por exemplo, a educação social que objetiva, na maioria das vezes, inserir os indivíduos no mercado de trabalho.  


A literatura e a música como instrumentos de aprendizagem

A literatura e a música são caminhos que levam a criança a desenvolver a imaginação e a fantasia de forma prazerosa e significativa. Elas contribuem no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

O hábito de leitura pode influenciar de maneira positiva na formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. De acordo com Bakhtin (1992), a literatura infantil é um instrumento motivador e desafiador, capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com sua necessidade. As crianças quando ouvem as histórias, aprimoram a sua capacidade de imaginação, já que ouvi-las pode estimular a pensar, escrever, ler, criar, recriar.

Neste mundo de tecnologias, de informações, a criança que não tiver a oportunidade de suscitar seu imaginário, poderá no futuro, ser um indivíduo sem criticidade, pouco criativo, sem condições para compreender a sua própria realidade … é muito importante contar histórias para as crianças desde pequenas para adquirirem o gosto pela atividade. Ao ouvirem histórias, por meio de identificação de personagens, compreendem situações desagradáveis, resolvem conflitos e desenvolvem a linguagem.

Quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que tem em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja, carinho, curiosidade, dor, perda, entre outros.
Assim, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma, através da leitura, a criança adquire uma postura crítico-reflexivo, extremamente relevante à sua formação cognitiva.


A música por sua vez, também, é um rico instrumento na formação cognitiva. Desperta o indivíduo para um mundo prazeroso, mobiliza pensamentos, movimentos corporais, aprendizagem, socialização. De acordo com Weigel (1988, apud. Hoffman e Silva, 1995, p.60) atividades musicais coletivas favorecem a autoestima, bem como a socialização infantil, pelo ambiente de compreensão, participação e cooperação que pode proporcionar. Quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, a criatividade, a afetividade, a motricidade e a sensorialidade. Segundo Ducorneau (1984), para que a criança aprenda a escutar bem, é necessário fazer experiências sonoras com as qualidades do som como o timbre, a altura e a intensidade.

A educação musical favorece o desenvolvimento emocional, afetivo e cognitivo. Também, coordenação motora, acuidade visual e auditiva, bem como memória, atenção, criatividade e capacidade de comunicação.
Toda e qualquer música cantada propõe evocar, pensar, criar meios próprios de expressão, para representar o movimento interior de compreensão de situações vivenciadas. Para Gainza (1988), a música é um elemento de fundamental importância na transformação e o desenvolvimento dos indivíduos.

Percebe-se que a música e a literatura são instrumentos facilitadores do processo do ensino-aprendizagem, portanto é importante que o professor crie situações onde os alunos possam desenvolver atividades que explorem a imaginação, emoção e habilidades, de uma forma prazerosa e significativa.  





Este texto é parte do artigo de Gisele Pereira Anelo e Anilda Machado de Souza. Publicado na Re v i s t a e - P e d – F A C O S / C N E C O s ó r i o V o l . 2 – N º 1 – A G O / 2 0 1 2 – I S S N 2 2 3 7 - 7 0 7 7 com o título de Aprendizagem no espaço não escolar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez que podemos trabalh

Ideias de estimulação sensorial aliado à música para trabalhar com crianças com autismo

Estou sempre em busca de melhorar minhas habilidades como professora de musicalização. Descobrir ideias eficazes para envolver crianças autistas através da música é sempre divertido e motivador. As crianças que trabalho no CORA e aula particular, são em sua maioria autistas e aspergers. À começar pelo meu filho que tem autismo leve, que sempre me serviu como parâmetro sobre a síndrome. Nessa minha caminhada como mãe e no meu trabalho com o CORA, percebi e aprendi sobre as necessidades sensoriais que nossas crianças apresentam. Então, conversando com minha amiga  Adriana Fernandes , Fonoaudióloga e especialista  DIR/Floortime , pude perceber como essa abordagem pode ser uma forte aliada ao trabalho com música. E desde então tenho me aprofundado no assunto para melhor atender às necessidades dos meus alunos. Tenho alguns alunos que ficam pulando e batendo em coisas, em busca de estímulos sensoriais. Procuro neste caso, proporcionar uma experiência sensorial oferecendo a esse aluno

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

O que é Musicalização Infantil e  como acontece o processo de musicalizar uma criança. A Musicalização Infantil é um  poderoso instrumento de educação. Desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a socialização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo. Musicalizar uma criança nada mais é do que despertar nela à sua expressão espontânea. É sensibilizar e desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer, e aos poucos ir organizando as informações.  Brincar, indiscutivelmente, é uma grande atração para uma criança. É sempre um momento sério, onde a brincadeira é uma tarefa muito importante. Musicalizar brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai de encontro com seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas se