Pular para o conteúdo principal

"A educação musical ajuda para as compreensões não apenas dos afetos, mas também para a aprendizagem da leitura, da escrita e dos estudos no futuro. As diferenças de ritmo, melodia, harmonia e tempos próprios da musicalidade apresentam novas formas de resolver situações"







O ar é mensageiro de alguns dos principais estímulos que influenciam e nutrem um bebê que nasce. O oxigênio que se respira e mantém a vida acesa desde o parto mora no ar. Os aromas e toda a informação sensorial do cheiro que ajudam o bebê a identificar os pais e os adultos cuidadores também vêm pelo ar. A sonoridade, ritmo, melodia e harmonia que compõem os tons de voz familiares são outra forma de o bebê, que ainda não enxerga, perceber o amor de seus pais. E assim começa a educação musical que, quando aprofundada, ajuda as crianças a serem mais espertas, saudáveis e capazes de entender melhor o mundo.
— No primeiros anos de vida, as crianças reconhecem mãe e pai pelo som e pelo cheiro. As diferentes nuances da voz e dos silêncios são música para o bebê – explica o doutor em psicologia Lino Macedo, professor de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade da USP.
O médico defende que a primeira educação musical vem de ouvir os pais cantarem, falarem, rirem e conversarem com a criança, mesmo que elas não saibam responder. Ele explica que a coreografia dos sons vai sendo percebida pelos ouvidos do bebê e sendo associada aos sentimentos. Desta forma, vão se criando novas sinapses no cérebro dos pequenos e as memórias começam a ser criadas. Segundo ele, isso acontece durante toda a vida, mas ocorre principalmente até os sete anos, que é quando a criança tem o aprendizado da linguagem estabelecido. Este fenômeno pode ser percebido quando o bebê sorri para uma brincadeira com um tom de voz. Depois disso, sempre que ele é repetido, o bebê vai responder com um sorriso. Assim se forma a sua inteligência auditiva e musical.
— Muitas pessoas pensam que, porque não falam e não entendem, os bebês não precisam do estímulo sonoro. Muito pelo contrário, essa aprendizagem é muito importante para o desenvolvimento deles. A música é uma linda base de formação das crianças – afirma Lino Macedo.
A educação musical ajuda para as compreensões não apenas dos afetos, mas também para a aprendizagem da leitura, da escrita e dos estudos no futuro. As diferenças de ritmo, melodia, harmonia e tempos próprios da musicalidade apresentam novas formas de resolver situações. Uma mesma música tocada como samba ou como funk muda completamente, assim como a rotina.
— As pessoas que têm desenvolvimento musical apresentam melhor relação com outras capacidades. O ensino da música, quando bem orientado, é leve, livre e lúdico, prazeroso com as coisas do mundo – diz Denise Borborema, Coordenadora de uma unidade do Conservatório Brasileiro de Música.
A coordenadora de Fisioterapia do Centro Universitário Celso Lisboa, Fernanda Mexas, ressalta ainda a motricidade fina das mãos que os músicos têm, principalmente os que tocam instrumentos de corda. Ela ressalta que o estímulo de várias áreas do cérebro provocado pelo estudo da música faz a criança desenvolver não só a aprendizagem, mas a coordenação motora, a concentração e a memória.
Andando no ritmo
A importância de estimular ainda mais os pequenos através do som deu início a vários projetos de sensibilização musical. O projeto Música Viva, por exemplo, recebe crianças de zero a dois anos e seus pais para brincadeiras com instrumentos, bolinha de sabão, tecidos e até massagem.
— O nosso objetivo é criar um ambiente onde elas possam se divertir, interagir com os pais e conhecer as diversas possibilidades do som. Não ensinamos os bebês a tocar nada, mas a brincar de andar no ritmo da música, por exemplo – diz Léo Gonzaga, um dos musicoterapeutas do projeto.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/educacao-musical-estimula-aprendizagem-coordenacao-motora-em-criancas-13926810.html#ixzz3d4N2KTxv

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez que podemos trabalh

Ideias de estimulação sensorial aliado à música para trabalhar com crianças com autismo

Estou sempre em busca de melhorar minhas habilidades como professora de musicalização. Descobrir ideias eficazes para envolver crianças autistas através da música é sempre divertido e motivador. As crianças que trabalho no CORA e aula particular, são em sua maioria autistas e aspergers. À começar pelo meu filho que tem autismo leve, que sempre me serviu como parâmetro sobre a síndrome. Nessa minha caminhada como mãe e no meu trabalho com o CORA, percebi e aprendi sobre as necessidades sensoriais que nossas crianças apresentam. Então, conversando com minha amiga  Adriana Fernandes , Fonoaudióloga e especialista  DIR/Floortime , pude perceber como essa abordagem pode ser uma forte aliada ao trabalho com música. E desde então tenho me aprofundado no assunto para melhor atender às necessidades dos meus alunos. Tenho alguns alunos que ficam pulando e batendo em coisas, em busca de estímulos sensoriais. Procuro neste caso, proporcionar uma experiência sensorial oferecendo a esse aluno

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

O que é Musicalização Infantil e  como acontece o processo de musicalizar uma criança. A Musicalização Infantil é um  poderoso instrumento de educação. Desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a socialização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo. Musicalizar uma criança nada mais é do que despertar nela à sua expressão espontânea. É sensibilizar e desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer, e aos poucos ir organizando as informações.  Brincar, indiscutivelmente, é uma grande atração para uma criança. É sempre um momento sério, onde a brincadeira é uma tarefa muito importante. Musicalizar brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai de encontro com seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas se