O que é Musicoterapia?
É a utilização da música num contexto clínico, educacional e social com o objetivo de ajudar a tratar ou prevenir problemas de saúde física e mental. É um processo efetuado por um profissional qualificado - um musicoterapeuta - que através de elementos constituintes da música (ritmo, melodia e harmonia) facilita e promove a comunicação, os relacionamentos, o aprendizado, a mobilidade, a expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes.
Através da música, atende às necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas do paciente baseando-se em evidências cientificas.
A musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor qualidade de vida através da prevenção, reabilitação ou tratamento de doenças
Pode ser aplicada para:
- promover o bem estar,
- gerenciar o estresse,
- melhorar a memória,
- melhorar a comunicação,
- aliviar a dor,
- promover a reabilitação física,
- expressar sentimentos,
- melhorar a socialização,
- melhorar a qualidade de vida.
Importância da musicoterapia na vida dos idosos e das crianças com necessidades especiais?
A musicoterapia exerce um importantíssimo papel na vida do idoso que busca um envelhecimento ativo. Entre os diversos objetivos do envelhecimento ativo estão a participação e a autorrealização que podem ser alcançados através do trabalho musicoterapêutico.
Estudos comprovam que que os idosos que se comunicam e interagem através do canal sonoro musical, nas sessões de musicoterapia, entram em contato com sua história de vida, exploram seus limites, expressam suas emoções e são estimulados nos níveis físico, mental e social, aumentando a expectativa de uma vida mais saudável, produtiva, promovendo seu bem-estar em geral.
A musicoterapia sendo uma terapia autoexpressiva com forte atuação nas funções cognitivas contribui diretamente para o envelhecimento ativo, pois proporciona aos idosos um contato com seu poder criativo, com suas potencialidades, memórias e histórias de vida, fortalecendo sua identidade e autoestima.
“Através das canções de uma vida inteira, é possível relembrar momentos que, apesar de individuais, não deixam de ser coletivos; que marcaram uma determinada fase da vida, uma geração, uma época” (Souza, 2002, p.874).
Segundo Landrino, Assumpção e Souza (2006), a função da musicoterapia é criar, manter e fomentar a comunicação, resgatando a espontaneidade perdida pelo homem ao longo de sua existência.
O ser humano interage com as pessoas e o ambiente valendo-se da fala, da escrita e
da linguagem musical. Os estímulos sonoros do ambiente que os cercam são intensos e a
criança, desde seus primeiros anos de vida, já reage a eles mediante balbucios, gritos e
movimentos corporais: é o modo de ela se manifestar diante dos sons; ela os ouve, capta a sua direção e identifica as vozes das pessoas. Ela penetra progressivamente no mundo dos sons e,quanto mais adequados forem os estímulos sonoros, melhor ela captará o ambiente que a rodeia.
É necessário dizer que a utilização da música como uma ferramenta de trabalho não preza pelo belo artístico e sim, por qualquer produção sonora vinda do paciente nas sessões. É uma forma de tratamento que utiliza toda e qualquer manifestação sonora para produzir efeitos terapêuticos. A música é um canal de comunicação que restabelece o vínculo. Tendo ela como ferramenta de trabalho na musicoterapia, o objetivo é de que aconteçam melhoras nos aspectos cognitivo, afetivo, psicomotor e social.
A musicoterapia pode favorecer a diminuição das ecolalias e das estereotipias, favorece o contato visual e tátil, diminui a hiperatividade, ajuda na aceitação das mudanças de rotina, facilitando a entrada de outros profissionais na vida do paciente, tornando-o mais receptivo e feliz. No caso dos autistas, a musicoterapia pode servir de estímulo à realização e controle dos movimentos (equilíbrio), sendo toda música uma conquista só paciente, uma comemoração a cada toque, a cada letra criada por ele.
Quando existe uma dificuldade na comunicação, a musicoterapia pode ser um tratamento viável. Ela oferece uma alternativa positiva para o sistema cerebral disfuncional, além de ser uma chave para a expressão artística do indivíduo.
O Projeto TOCANDO VIDAS chega para ser este espaço de convivência, crescimento, desenvolvimento e estimulação para crianças com necessidades especiais e para idosos com o objetivo de proporcionar-lhes uma qualidade de vida mais produtiva e feliz.
Grupos aos sábados pela manhã.
Entre em contato conosco para maiores informações.
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Musicoterapia
http://www.portaldoenvelhecimento.com/revista-nova/index.php/revistaportal/article/viewFile/194/194 - Daiane Pazzini Marques
http://www.meloteca.com/pdf/musicoterapia/josiane-donatone_educacao-especial.pdf
A influencia da musicoterapia em crianças com TEA - Hilaria Crestanall - ENcontro de Neurociência da Musicano Instituto Historico e Geografico de São Paulo - SP - Brasil - nov/12
http://www.hilaracrestana.com.br/drupal/tea-transtorno-do-espectro-autismo-e-musicoterapia
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