Pular para o conteúdo principal

TOCANDO VIDAS

O que é Musicoterapia?


É a utilização da música num contexto clínico, educacional e social com o objetivo de ajudar a tratar ou prevenir problemas de saúde física e mental. É um processo efetuado por um profissional qualificado - um musicoterapeuta - que através de elementos constituintes da música (ritmo, melodia e harmonia) facilita e promove a comunicação, os relacionamentos, o aprendizado, a mobilidade, a expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes.
Através da música, atende às necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas do paciente baseando-se em evidências cientificas.
A musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor qualidade de vida através da prevenção, reabilitação ou tratamento de doenças


Pode ser aplicada para:
- promover o bem estar,
- gerenciar o estresse,
- melhorar a memória,
- melhorar a comunicação,
- aliviar a dor,
- promover a reabilitação física,
- expressar sentimentos,
- melhorar a socialização,
- melhorar a qualidade de vida.


Importância da musicoterapia na vida dos idosos e das crianças com necessidades especiais?


A musicoterapia exerce um importantíssimo papel na vida do idoso que busca um envelhecimento ativo. Entre os diversos objetivos do envelhecimento ativo estão a participação e a autorrealização que podem ser alcançados através do trabalho musicoterapêutico.
Estudos comprovam que que os idosos que se comunicam e interagem através do canal sonoro musical, nas sessões de musicoterapia, entram em contato com sua história de vida, exploram seus limites, expressam suas emoções e são estimulados nos níveis físico, mental e social, aumentando a expectativa de uma vida mais saudável, produtiva, promovendo seu bem-estar em geral.
A musicoterapia sendo uma terapia autoexpressiva com forte atuação nas funções cognitivas contribui diretamente para o envelhecimento ativo, pois proporciona aos idosos um contato com seu poder criativo, com suas potencialidades, memórias e histórias de vida, fortalecendo sua identidade e autoestima.
“Através das canções de uma vida inteira, é possível relembrar momentos que, apesar de individuais, não deixam de ser coletivos; que marcaram uma determinada fase da vida, uma geração, uma época” (Souza, 2002, p.874).
Segundo Landrino, Assumpção e Souza (2006), a função da musicoterapia é criar, manter e fomentar a comunicação, resgatando a espontaneidade perdida pelo homem ao longo de sua existência.
O ser humano interage com as pessoas e o ambiente valendo-se da fala, da escrita e
da linguagem musical. Os estímulos sonoros do ambiente que os cercam são intensos e a criança, desde seus primeiros anos de vida, já reage a eles mediante balbucios, gritos e movimentos corporais: é o modo de ela se manifestar diante dos sons; ela os ouve, capta a sua direção e identifica as vozes das pessoas. Ela penetra progressivamente no mundo dos sons e,quanto mais adequados forem os estímulos sonoros, melhor ela captará o ambiente que a rodeia.
É necessário dizer que a utilização da música como uma ferramenta de trabalho não preza pelo belo artístico e sim, por qualquer produção sonora vinda do paciente nas sessões. É uma forma de tratamento que utiliza toda e qualquer manifestação sonora para produzir efeitos terapêuticos. A música é um canal de comunicação que restabelece o vínculo. Tendo ela como ferramenta de trabalho na musicoterapia, o objetivo é de que aconteçam melhoras nos aspectos cognitivo, afetivo, psicomotor e social.
A musicoterapia pode favorecer a diminuição das ecolalias e das estereotipias, favorece o contato visual e tátil, diminui a hiperatividade, ajuda na aceitação das mudanças de rotina, facilitando a entrada de outros profissionais na vida do paciente, tornando-o mais receptivo e feliz. No caso dos autistas, a musicoterapia pode servir de estímulo à realização e controle dos movimentos (equilíbrio), sendo toda música uma conquista só paciente, uma comemoração a cada toque, a cada letra criada por ele.
Quando existe uma dificuldade na comunicação, a musicoterapia pode ser um tratamento viável. Ela oferece uma alternativa positiva para o sistema cerebral disfuncional, além de ser uma chave para a expressão artística do indivíduo.


O Projeto TOCANDO VIDAS chega para ser este espaço de convivência, crescimento, desenvolvimento e estimulação para crianças com necessidades especiais e para idosos com o objetivo de proporcionar-lhes uma qualidade de vida mais produtiva e feliz.
Grupos aos sábados pela manhã.
Entre em contato conosco para maiores informações.



fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Musicoterapia
http://www.portaldoenvelhecimento.com/revista-nova/index.php/revistaportal/article/viewFile/194/194 - Daiane Pazzini Marques
http://www.meloteca.com/pdf/musicoterapia/josiane-donatone_educacao-especial.pdf
A influencia da musicoterapia em crianças com TEA - Hilaria Crestanall - ENcontro de Neurociência da Musicano Instituto Historico e Geografico de São Paulo - SP - Brasil - nov/12
http://www.hilaracrestana.com.br/drupal/tea-transtorno-do-espectro-autismo-e-musicoterapia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez que podemos trabalh

O que é Musicoterapia?

Segundo a definição da World Federation of Music Therapy, “Musicoterapia é a utilização profissional da música e seus elementos, para a intervenção em ambientes médicos, educacionais e cotidiano com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que procuram otimizar a sua qualidade de vida e melhorar suas condições físicas, sociais, comunicativas, emocionais, intelectuais, espirituais e de saúde e bem estar. Investigação, educação, prática e ensino clínico em musicoterapia são baseados em padrões profissionais de acordo com contextos culturais, sociais e políticos”. Isto é, musicoterapia é uma ciência que visa melhorar a qualidade de vida, desenvolver potenciais ou restabelecer funções físicas, mentais e sociais por meio de um processo que envolve a  rela çã o  e  comunica çã o  estabelecida entre cliente, profissional e recursos sonoros. Ainda sob o olhar da esquizoanálise a música, no contexto musicoterapêutico, abrange não somente objetos sonoros e musicais, mas também uma

Musicalização Infantil x Recreação Musical: você sabe a diferença?

Por Helen Penna Muito se tem falado sobre  musicalização infantil  nos últimos tempos. No primeiro texto que escrevi aqui no blog, apontei a importância de se musicalizar um  bebê  e os benefícios que essa prática traz a ele, bem como às crianças maiores. Qual é, no entanto, a  diferença  entre musicalização e recreação musical? Creio que falar dessa questão seja de suma importância, já que alguns pais sequer estão cientes de que  existe uma diferença  entre uma coisa e outra ao contratarem um profissional para “musicalizar” o seu filho. Existe, atualmente, uma ampla discussão sobre quem é apto ou não para ser um professor de musicalização infantil. É preciso ser graduado em música? Que tipo de conhecimento musical o candidato precisa ter para ser um professor de musicalização? Eu diria, com muita cautela, que o ideal seria, SIM, que  todo professor  de musicalização fosse  graduado  em Música, mas sabemos que essa não é a realidade do Brasil. Foto via akai.org.t