Pular para o conteúdo principal

Cinco Benefícios que a Música proporciona

by Leonardo Júnior





1-BENEFÍCIOS DA MÚSICA NA SAÚDE

A Música tem um impacto fenomenal em nossas vidas. Imagine se a música não existisse , como seria? Agora imagine, um filme sem uma trilha sonora de fundo, como seria?  Felizmente o mundo dos sons organizados sempre fizeram parte do cotidiano das pessoas.
É importante ressaltar aqui,  que a música não pertence somente àqueles que as praticam, ou até mesmo sobrevivem dela,  mas de todo o ser humano, até mesmo daqueles que por deficiência auditiva não podem ouvi-la,  mas podem sentir suas vibrações.
A música é uma das poucas atividades que envolve o uso de todo o cérebro. Está no íntimo de todas as culturas e pode ter benefícios surpreendentes não só para aprender um idioma, melhorar a memória e focar a atenção, mas também para a coordenação motora e desenvolvimento.                            
A música tem efeitos positivos sobre o manejo da dor, pode ajudar a reduzir tanto a sensação de angústia até mesmo uma dor crônica e dor pós-operatória. Ouvir música pode reduzir a dor crônica de uma série de condições dolorosas, incluindo osteoartrite, a depressão em até 25%, de acordo com uma pesquisa na Inglaterra. A Musicoterapia é cada vez mais usada  em hospitais para reduzir a necessidade de medicação durante o parto, para diminuir a dor pós-operatória e complementar o uso de anestesia durante a cirurgia. A música pode dar ao paciente uma sensação de controle, fazendo com que o corpo libere endorfinas para neutralizar a dor. Música lenta faz a pessoa relaxar, diminuindo a sua respiração e os batimentos cardíacos
A Música acelera a recuperação pós-AVC. A dose diária de uma de melodias pop favoritas, música clássica ou jazz pode acelerar a recuperação de acidentes vasculares cerebrais debilitantes, de acordo com as últimas pesquisas. Quando pacientes com AVC na Finlândia ouviu a música por um par de horas a cada dia, a memória verbal e atenção melhorou significativamente em comparação com os pacientes que não receberam nenhum estímulo musical, ou que ouviu apenas as histórias lidas em voz alta, os relatórios de estudo. 
Os cientistas explicam que um determinado tipo de música pode criar uma experiência emocional positiva e profunda, que leva à secreção de hormônios que aumentam a imunidade. Isto ajuda a contribuir para a redução dos factores responsáveis ​​pela doença. Ouvir música ou cantar também pode diminuir os níveis de cortisol, hormônio do estresse relacionado. Altos níveis de cortisol pode levar a uma resposta imunológica diminuída.
A música melhora o desempenho da memória. O poder da música para afetar a memória é bastante intrigante. A música de Mozart e música barroca, com 60 batimentos por minuto padrão de batida, ativa o cérebro esquerdo e direito.  A ação simultânea cérebro esquerdo e direito maximiza o aprendizado e retenção de informações. A informação que está sendo estudado ativa o lado esquerdo do cérebro, enquanto a música ativa o lado direito do cérebro. Além disso, as atividades que envolvem os dois lados do cérebro ao mesmo tempo, como tocar um instrumento ou cantar, fazer com que o cérebro para ser mais capaz de processar informações. 
Música melhora a concentração e atenção. Ouvir música ou clássicos relaxante melhora a duração e intensidade de concentração em todas as faixas etárias e níveis de habilidade. Não está claro que tipo de música é melhor, ou o que for necessário para ajudar tipo de estrutura musical, mas muitos estudos têm mostrado efeitos significativos. 
Música melhora o movimento do corpo e coordenação A música reduz a tensão muscular e melhora o movimento do corpo e coordenação. A música pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento, manutenção e restauração de funcionamento físico na reabilitação de pessoas com distúrbios do movimento.

2-BENEFÍCIOS DA MÚSICA NO ESPORTE

images
A música sempre foi uma grande aliada do esporte, propiciando uma variedade de efeitos psicológicos que afetam positivamente o desempenho de muitos atletas. A música pode influenciar no humor, na emoção, nas atitudes e comportamentos dos atletas, contribuindo muitas vezes nos resultados das competições.   
Estudos fisiológicos relatam que a música influencia uma série de fatores,  como a freqüência cardíaca, a respiração, dentre outros. A música pode exercer um efeito no desempenho físico, retardando a fadiga ou aumentando a capacidade de trabalho, resultando em níveis acima do esperado de resistência, potência, produtividade ou força.
Muitos atletas usam a música para buscar energia e motivação para enfrentar seus desafios e melhorar suas performances. Um atleta, independente de sua modalidade, necessita de ritmo e movimento. Se os seus movimentos são constantes e ritmados, a música terá um papel qualitativo neste processo.  
A música oferece um benefício saudável e ideal para qualquer tipo de  treinamento esportivo.
O grande time de futebol do Barcelona, sempre em seus treinos, utilizam a música “Viva La vida” (Coldplay), para que os jogadores tenham mais motivação e mais afinco para treinar. O sincronismo do ritmo do exercício com o ritmo musical aumenta a eficiência do resultado planejado. Algumas pesquisas ressaltam que, atletas que utilizam a música paralela aos seus treinamentos, adquirem melhores resultados.  

3-BENEFÍCIOS DA MÚSICA NA ESPIRITUALIDADE

427350_478294498898513_1020915540_n
Existem muitos sons por aí, muitas canções, que são compostas rotineiramente, com propósitos e interesses diversos. Estes sons muitas vezes nos invadem sem darmos permissão, e nos fazem ter sentimentos variados como: alegria, tristeza, solidão, paixão, motivação, revolta, etc…
Muitas pessoas são influenciadas pelas músicas que ouvem, seja fisicamente, emocionalmente ou espiritualmente, alguns se envolvem tanto que até mudam a sua forma de ser, de vestir, de pensar, de viver.

Existem músicas que nos transformam

Que elevam nossa alma a um outro patamar, em outras palavras, nos aponta o céu. É preciso ouvi-las de forma diferente, não somente com a razão, mas essencialmente com o coração. Mergulhar na melodia, na letra, na harmonia, na essência, na composição e principalmente no propósito da música.


Estas experiências são completamente benéficas ao ser humano, se utilizadas com frequência, teremos resultados satisfatórios em relação as músicas que muitos ouvem em seu dia a dia.

A música eleva a alma, nos faz sentirmos melhores.

A música é uma das mais belas artes dadas por Deus ao homem. De norte ao sul do globo, ela atingiu todos os cantos e povos, culturas e religiões. Seus encantos embalam os sonhos e recheiam os corações de milhares de pessoas. Cada nota, cada som, faz a transformação de uma vida necessitada de amor, de carinho, de atenção.
Se não houvesse música o homem morreria de tédio, de solidão, envelheceria mais rápido. Espetáculo é a combinação de notas, assim como combinar palavras e transformá-las em obra de arte. Se estamos tristes, a música me alivia, se estamos alegres, ela multiplica minha alegria. Quando estamos agitados, ela me acalma, quando sentimos desmotivados, ela me anima. A música causa uma verdadeira sedução. Corre-se o risco de canalizar toda a vida na música.

4- BENEFÍCIOS DA MÚSICA NO CÉREBRO
cerebro-musical
Uma criança inicia seu processo de experiência musical desde cedo, através da captação de sons que ela ouve, desde as canções de ninar, aos sons do cotidiano. O cérebro da criança vai se condicionando gradativamente por meio das diversas modalidades de relações melódicas, harmônicas e rítmicas que acontecem ao seu redor.  
Como conseqüência a mente musical vai-se moldando e se constituindo através da captação destes sons que o ouvido interno absorve dia a dia, aguçando a capacidade da mente para ouvir e perceber as diversas nuances musicais. A música tem sido uma excelente ferramenta no auxilio e estímulo do cérebro humano, desenvolvendo processos cognitivos e colaborando nos principais motores da capacidade humana.   

O contato com a música altera a estrutura física do cérebro. 

Se envolver em atividades musicais, por exemplo, ajuda a formar e a desenvolver uma organização cerebral. Pesquisas realizadas em pessoas que aprendem um instrumento musical, apresentam aspectos positivos em relação ao seu desempenho cerebral. Os estudantes possuem menor probabilidade de terem algum tipo de demência, pois o estudo funciona não só para treinar o cérebro, mas também para proteger o funcionamento cognitivo.   
A música tem sido reconhecida como uma força poderosa no tratamento de reabilitação, usada clinicamente para tratar deficiências na função motora, linguagem, cognição, processamentos sensoriais, perturbações emocionais e que podem resultar de lesão cerebral. O cérebro precisa de estímulos para se desenvolver, e a música é um dos estímulos mais potentes para ativar os circuitos do cérebro.

5-BENEFÍCIOS DA MÚSICA NO COMPORTAMENTO 

images (8)

A música tem uma influência direta no comportamento.

Se as pessoas souberem absorvê-la positivamente, poderão ter enormes benefícios que agregarão valores qualitativos. No trabalho infantil ela tem um papel fundamental, contribuindo para no seu desenvolvimento social e emocional, podendo levar a um melhor auto-controle e comportamento. As crianças, a partir do momento em que são capazes de engatinhar, já estão aptas a estar no controle de alguma coisa, por isso a música pode ser um auxílio neste processo.   
Para um trabalho específico com crianças, existe os dois lados da moeda, ou seja, as crianças que se sentem envolvidas com a música e se acalmam ao ouvi-las, ajudando-as no processo comportamental, mas também aquelas crianças com a natureza mais agressiva, onde este trabalho não terá um efeito positivo a curto prazo, podendo até irritá-las mais.
Com certeza, o balanço é positivo, a música beneficia muito mais a criança do que prejudica. Foi feito uma pesquisa na Inglaterra com crianças em sala de aula, onde foi medido a freqüência cardíaca e temperatura dos alunos mais indisciplinados, onde foi se colocou durante algumas semanas algumas  músicas para acalmá-los.
Surpreendentemente, constatou-se que muitas crianças depois que ouviram e vivenciaram esta experiência tiveram as suas frequências cardíacas mais baixas e suas temperaturas mais equilibradas ao ponto de influenciarem em seus comportamentos.
A Música consegue impactar o humor das pessoas, influindo diretamente em seus comportamentos.  Se fosse possível que todas crianças ouvissem música de qualidade desde sua tenra idade, estaríamos moldando uma personalidade muito mais criativa, ampla, dinâmica, proativa, etc…   

A música é vital para o desenvolvimento humano

Os efeitos da música no comportamento humano teve muitas mudanças ao longo dos anos, ao mesmo tempo teve contribuições que elevaram a qualidade de vida de muitos, mas também alienações irresponsáveis que feriram e ferem a liberdade das pessoas.


Leonardo Júnior.

fonte: http://musicaplena.com/o-impacto-fenomenal-da-musica/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez que podemos trabalh

O que é Musicoterapia?

Segundo a definição da World Federation of Music Therapy, “Musicoterapia é a utilização profissional da música e seus elementos, para a intervenção em ambientes médicos, educacionais e cotidiano com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que procuram otimizar a sua qualidade de vida e melhorar suas condições físicas, sociais, comunicativas, emocionais, intelectuais, espirituais e de saúde e bem estar. Investigação, educação, prática e ensino clínico em musicoterapia são baseados em padrões profissionais de acordo com contextos culturais, sociais e políticos”. Isto é, musicoterapia é uma ciência que visa melhorar a qualidade de vida, desenvolver potenciais ou restabelecer funções físicas, mentais e sociais por meio de um processo que envolve a  rela çã o  e  comunica çã o  estabelecida entre cliente, profissional e recursos sonoros. Ainda sob o olhar da esquizoanálise a música, no contexto musicoterapêutico, abrange não somente objetos sonoros e musicais, mas também uma

Musicalização Infantil x Recreação Musical: você sabe a diferença?

Por Helen Penna Muito se tem falado sobre  musicalização infantil  nos últimos tempos. No primeiro texto que escrevi aqui no blog, apontei a importância de se musicalizar um  bebê  e os benefícios que essa prática traz a ele, bem como às crianças maiores. Qual é, no entanto, a  diferença  entre musicalização e recreação musical? Creio que falar dessa questão seja de suma importância, já que alguns pais sequer estão cientes de que  existe uma diferença  entre uma coisa e outra ao contratarem um profissional para “musicalizar” o seu filho. Existe, atualmente, uma ampla discussão sobre quem é apto ou não para ser um professor de musicalização infantil. É preciso ser graduado em música? Que tipo de conhecimento musical o candidato precisa ter para ser um professor de musicalização? Eu diria, com muita cautela, que o ideal seria, SIM, que  todo professor  de musicalização fosse  graduado  em Música, mas sabemos que essa não é a realidade do Brasil. Foto via akai.org.t