A musicoterapia tem uma longa tradição no tratamento do transtorno autista e pode ser usada para melhorar as habilidades de comunicação social, como iniciar e responder a atos comunicativos. Estímulos musicais têm sido responsáveis por ativar regiões do cérebro associadas ao processamento de emoções e também estão associados a melhorias no processamento espaço temporal, relacionado à memória espacial, estimulando a criatividade através da manipulação mental de objetos tridimensionais na ausência de modelos físicos.
Ao realizar atividades musicais dentro de uma história comum de interação, a criança tem oportunidade de desenvolver e melhorar habilidades como a atenção compartilhada, atenção conjunta, imitação e reciprocidade, que por sua vez estão associados com posterior desenvolvimento da linguagem e competência social.
A terapia musical para autistas ainda tem a vantagem de ser muito acessível para os pacientes, já que eles podem ouvir música enquanto realizam suas atividades normais do dia-a-dia.
Se essa é uma terapia que ainda não foi realizada em sua casa, procure um profissional que possa auxiliar e entenda como poderá ser benéfica para o desenvolvimento de uma criança com TEA.
fonte https://www.facebook.com/autismoerealidade/photos/a.287098457988360.76727.220370214661185/1030287933669405/?type=1&theater
Comentários
Postar um comentário