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Brincar para aprender a comunicar

Quando brinca, a criança desenvolve de forma harmoniosa múltiplas competências como a comunicação, a cognição, as relações sociais e a autoestima.

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Brincar para aprender a comunicar

Brincar através da expressão gestual, verbal, dramática e musical ajuda a desenvolver várias competências como a comunicação, a cognição, as relações sociais e a autoestima.
Quando brinca, a criança expressa-se e apreende o significado dos objetos e dos conceitos a eles associados ou a ideias abstratas. Através dos movimentos corporais, linguagem, desenho, imitação, canto, representação ou construções tridimensionais, a criança desenvolve progressivamente novas formas de expressão que a ajudam a auto conhecer-se, a comunicar e a relacionar-se com o mundo e com os outros.
A expressão engloba muitas e diversas formas. Contar e ouvir histórias, fazer representações, envolver-se em jogos individuais ou de grupo, desenhar, pintar, tocar um instrumento, dançar ou cantar são apenas alguns dos exemplos de atividades que alimentam e estimulam o grande potencial inato de aprendizagem da criança.
As crianças usam diversos meios para comunicar: gestos, expressões faciais, olhar, palavras, o silêncio. Inicialmente, os bebés aprendem a transmitir as suas emoções, necessidades e anseios através de movimentos de braços e pernas e sorrisos e, mais tarde, pela linguagem oral.
aprendizagem da fala inicia-se logo após o nascimento, com a comunicação entre pais/filho e entre o bebé e os restantes membros da família. Depois, entre a educadora e as crianças do jardim-infantil e da creche. A forma e o estilo de comunicação da família e o modo como os pais/família interagem no dia-a-dia com o bebé, irá influenciar a forma como a criança desenvolve a sua personalidade, interage e comunica.

Como estimular as diferentes competências do bebé/criança através das atividades do dia-a-dia?

São várias as atividades desenvolvidas nos diversos contextos diários que se prestam ao incentivo da imaginação, expressão corporal, desenvolvimento emocional e social, raciocínio lógico e aquisição da linguagem:
  • - Conversar com o bebé descrevendo o que se está a fazer, no banho, na muda da fralda, nas massagens, …

  • - Brincar com a voz, repetir os sons produzidos pelo bebé com musicalidade.

  • - Retribuir o sorriso do bebê com outro sorriso.

  • - Abraçar e aconchegar o bebê nos braços, embalando-o devagarinho.

  • - Olhar nos olhos do bebê quando se interage com ele.

  • - Provocar a reação do bebê pelo toque e por jogos de “esconde-esconde”.

  • - Relacionar os nomes dos objetos com as situações.

  • - Explorar as sensações proporcionadas pelos objetos (toque de diferentes texturas e formatos).

  • - Imitar, representar diferentes papéis, dramatizar situações imaginárias e histórias infantis.

  • - Brincar de faz de conta e de profissões.

  • - Dançar, ouvir música e cantar alto.

  • - Descrever e conversar com a criança sobre o que se está a passar à sua volta.

  • - Tocar um instrumento.

  • - Explorar os sons dos objetos domésticos, como panelas ou copos, que produzam sons diversos e brincar aos ritmos.

  • - Desenhar e pintar livremente com as mãos, com o corpo, com pincéis.

  • - Misturar e recriar cores e usá-las em diferentes tipos de papéis, superfícies e objetos.

  • - Modelar com barro e plasticina.

  • - Fazer construções tridimensionais (como cubos ou legos).

  • - Fazer recortes e colagens com diversos materiais.

  • - Contar e inventar histórias, adivinhas, lengalengas, ler apresentando as letras.


fonte:http://www.maemequer.pt/desenvolvimento-infantil/crescer/brincar/brincar-para-aprender-a-comunicar/

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