MÚSICA PARA BEBÊS
Dicas para os pais e professores: por Lilia Rosa
Estudos científicos têm revelado que a música é algo que faz parte do ser humano desde a sua vida
intra-uterina, constituindo-se elemento primordial para o desenvolvimento integral da criança, sendo especialmente importante nos três primeiros anos de vida.
Na vida intra-uterina, o feto com 20 semanas já ouve, arquiva e identifica sons internos provenientes do organismo da mãe como o batimento cardíaco e os sons externos como as músicas que ela canta ou escuta, a sua voz e respiração. Diante disso, a dica à mamãe, durante a gravidez, é procurar cantar ou conversar com o seu filho, massageando a barriga, por exemplo, ou ainda, na hora de dormir, colocar um CD com cantigas de ninar para escutar, pois, assim, você estará estimulando o cérebro do bebê para a escuta, o movimento/ritmo, o despertar dos sentidos, o reconhecimento da sua voz, como também deixa o bebê mais confortado ou calmo. Nesse brincar, a mãe cria laços afetivos e energéticos entre ambos, e também fica mais calma, relaxada e feliz.
Nos primeiros meses de vida do bebê, os pais podem cantar músicas curtas na hora do banho (com gestos, movimentos ou mímicas) ou na hora de dormir (músicas lentas para acalmar), dançar (para interação, socialização, coordenação motora), brincar com parlendas (fala, linguagem, memória),
músicas que falam das partes do corpo ou de animais (para imitação, identificação, memória), escutar
músicas eruditas com o seu filho (instrumentais, para imitar e reconhecer timbres, sentir os tipos de andamentos ou intensidades, marcar tempo/pulso com palmas).
A música ou o processo de musicalização é importante para os bebês porque além de estimular o
desenvolvimento da musicalidade, da atividade criadora, do conhecimento musical e do sentimento estético, também favorece o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico, social, moral e espiritual.
Através dos diversos tipos de músicas, práticas musicais, jogos e brincadeiras, atividades instigantes
e prazerosas, e materiais pedagógicos, a musicalização favorece a aprendizagem, por exemplo, a
atenção (escutas musicais), a fala (cantorias, trava-línguas), a memória (parlendas, canções, escuta de sons diversos); proporciona alegria e bem-estar emocional (jogos e brincadeiras),troca de afetos e
fortalecimento das relações pessoais (práticas coletivas); traça valores morais e espirituais (estórias
cantadas, lendas tradicionais, músicas sacras, cultura popular); melhora o físico, a coordenação motora e a interação social do bebê com os pais, familiares, outras crianças (danças, cantorias,
brinquedos de roda, atividades rítmicas); e possibilita melhor qualidade de vida aos bebês.
Os benefícios da musicalização para bebês Inúmeros são os benefícios da musicalização, especialmente quando o processo educativo é mediado por um educador musical que permite atividades livres, espontâneas e lúdicas como as explorações, experimentações, improvisações, rodas e brincadeiras musicais, que propõe atividades instigantes e prazerosas com intenção/objetivo e reciprocidade, que interage com o bebê, que seja consciente de sua capacidade de conduzir o aprendiz para perceber e aprender algo novo, e transcender, ou seja, deixar o bebê ir além do que foi inicialmente proposto.
Os principais benefícios são: atenção, concentração, memória, percepção (dos sentidos), percepção musical (aspectos relacionados ao timbre, ritmo e melodia, no caso de bebês), fala, linguagem, comunicação e expressão, pensamento, raciocínio lógico-matemático, auto-estima, socialização, relação afetiva, respeito a si próprio e ao outro, capacidade de escutar e de esperar a sua vez, imaginação, criatividade, acuidade auditiva, afinação, coordenação motora, raciocínio abstrato, capacidade de imitar, identificar, discriminar e classificar (sons, cores, brinquedos, pessoas etc.), bem-estar e equilíbrio emocional, organização de pensamento, disciplina pessoal, entre outros.
Dicas aos professores em sala de aula
No processo de musicalização em escolas de música ou berçários, os bebês são estimulados à música
através de escutas, cantorias, danças, estórias cantadas, dramatizações e brincadeiras a partir do momento que conseguem se sentar sozinhos.
Nas aulas de musicalização, o bebê de 1 a 3 anos deve ser estimulado a cantar músicas curtas com ou sem gestos, mímicas e movimentos, a imitar vozes de animais, objetos, brinquedos, familiares etc., repetir e criar sons, padrões rítmicos simples, afinar pequenas melodias (aos 3 anos), brincar com sons onomatopaicos e rimas, a dançar de forma livre ou com regras simples (uso dos pés, palmas,
sons vocais), a perceber e compreender conceitos básicos como som e silêncio, ou seja, movimentar-se enquanto escuta uma música e ficar parado quando houver pausa/silêncio, explorar sons e instrumentos musicais, identificar timbres, memorizar músicas infantis (aos 3 anos), trabalhar pulsos livres, irregulares e regulares, tipos de andamentos, noção de altura (grave e agudo), noção de intensidade (forte e fraco), noção de duração (longo e curto), noção de começo, meio- fim da música, cantar em grupo (aos 3 anos), estimular atenção e entendimento de regras como a indicação da "entrada” e “corte” do regente (cantar juntos), brincadeiras e jogos com regras simples (sentar, se o som for grave, ficar em pé, se o som for agudo, aos 3 anos), desenhar instrumentos musicais conhecer as notas musicais, brincar de emparelhar sons iguais, brincar com cartelas de animais, objetos sonoros e instrumentos musicais (para imitação, identificação, discriminação, classificação, conhecimento
musical).
Os benefícios da musicalização podem ser notados pelos pais, logo nos primeiros meses de contato do bebê com a música, sendo observadas melhorias nos aspectos da atenção, fala, vocabulário, disciplina e entendimento de regras. A criança escuta melhor os pais, comunica-se com mais facilidade, passa a guardar os seus brinquedos e a se organizar, aprende regras básicas etc.
A música em sala de aula traz grandes benefícios ao desenvolvimento infantil, ou seja, melhora o comportamento do bebê/criança, a aprendizagem, as capacidades cerebrais e as funções cognitivas, bem como torna a criança mais sensível, equilibrada, alegre, humana e solidária. A musicalização pode ajudar possíveis problemas de desenvolvimento infantil quando detectados e trabalhados ainda
nos primeiros anos de vida.
Lilia Rosa: musicista, educadora musical com livros publicados na área de musicalização infantil e pesquisadora com doutorado em artes pela USP e em música pela UNICAMP.
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