Pular para o conteúdo principal

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

O que é Musicalização Infantil e 
como acontece o processo de musicalizar uma criança.


A Musicalização Infantil é um  poderoso instrumento de educação. Desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a socialização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo.

Musicalizar uma criança nada mais é do que despertar nela à sua expressão espontânea. É sensibilizar e desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer, e aos poucos ir organizando as informações. 



Brincar, indiscutivelmente, é uma grande atração para uma criança. É sempre um momento sério, onde a brincadeira é uma tarefa muito importante. Musicalizar brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai de encontro com seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas sentir.

Musicalizar, atualmente, é uma diversão, e através desta vivência sonora, rítmica realizadas através de jogos e brincadeiras, que o aprendizado musical chega às crianças. Foi-se o tempo em que uma aula de música era cansativa para as crianças, onde os símbolos musicais apareciam como estranhos desenhos e nada representavam para elas.              
     

Através da Musicalização Infantil atual, estes mesmos símbolos vão fazendo parte da vida da criança, de uma maneira muito simples, alegre e agradável.
Musicalizar brincando é uma maneira inovadora de ensinar música para as crianças, que tem à sua disposição jogos interativos e interessantes que são utilizados de forma prazerosa e consistente no próprio processo.


PASSOS IMPORTANTES PARA A MUSICALIZAÇÃO INFANTIL



Existem alguns passos importantes para que uma aprendizagem musical seja eficiente:

 1-A criança precisa aprender a ouvir, não ouvir por ouvir, mas saber ouvir corretamente. O professor tem que elaborar de forma estratégica para que uma criança aprenda como ouvir uma música com suas nuances, como: a melodia, o ritmo, sua duração, notas, o timbre dos instrumentos e vozes, sua intensidade, altura, notas, etc…

2-Ela precisa aprender a ver uma música, não apenas com os olhos carnais, mas com olhos sensíveis aos detalhes da Música, uma forma que o instrumentista ou o cantor executa sua música, sua performance, etc…. 


3-Ela precisa exercitar sua memória musical, absorvendo os conceitos primordiais da música, como o ritmo, melodia, tonalidade, andamento, timbre, altura, intensidade, duração, etc ..

4-Ela precisa praticar aquilo que aprendeu, seja ritmicamente ou melodicamente. Depois do processo de ouvir, ver e absorver o conteúdo na mente, o próximo passo é colocar a mão na massa, ou seja, ter um contato com um instrumento ou com a própria voz.

Lembrando que este processo é comprovadamente eficaz, pois trabalha de forma inteligível os passos necessários para que uma criança possa adentrar no mundo da música.  

O PAPEL DA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL


O objetivo principal da Musicalização Infantil é fazer com que a criança tenha um contato bem elaborado e estruturado com a música.
A partir deste contato qualificado, a criança inicia um processo de percepção, tornando-se sensível à música, e ampliando o seu universo sonoro. O resultado de todo este processo é o desenvolvimento da musicalidade.
A musicalização tem um papel fundamental na educação Infantil, onde as crianças têm a oportunidade de conceber um alicerce para que futuramente possam aprendam a tocar algum instrumento musical.

O que se aprende em uma aula de Musicalização Infantil? 


-Uma aula bem conduzida desenvolve nos alunos noções de ritmo, altura, timbre, intensidade, duração, dentre outros conceitos da música.
-Além dos conceitos musicais, a aula tem a condição de desenvolver a coordenação motora, a inteligência musical, a sociabilização, a colaboração mútua, a liderança, a criatividade, a imaginação, o trabalho em equipe, etc…

Como deve ser trabalhada a Musicalização Infantil? 


Primeiramente, é importante ressaltar que uma aula de musicalização deve ir de encontro com a realidade da criança e das turmas. Pois existem várias metodologias diferentes, onde os seus criadores as construíram baseado em suas experiências locais.
A musicalização deve ser trabalhada de maneira lúdica, não pode ser nada imposto e nem exigente.
A criança deve sentir prazer em participar das aulas, mas é preciso que o professor tenha bastante cautela ao aplicar brincadeiras e jogos em excesso, pois as crianças vão começar a pensar que a aula serve apenas para um divertimento.

Quando deve iniciar as aulas de musicalização? 


O processo inicial deve ser o mais cedo possível. Os bebês já podem começar a ter aulas de musicalização.
É importante que este processo não fique restrito somente às aulas semanais, e possa se estender na rotina da sala de aula, da casa da criança e em vários momentos e atividades propostas desta fase, pois o universo musical é bastante abundante em conteúdo, onde pode ser bastante explorado.



Fonte: http://musicaplena.com/o-que-e-a-musicalizacao-infantil/

Comentários

  1. Esse ano as oficinas de musicalização estão diferentes ! Atendendo a pedidos dos participantes aumentamos a duração das oficinas para 06 horas (período integral), permitindo assim que o conteúdo seja mais completo.

    Aproveite e venha participar, estou sentindo sua falta na lista de inscritos.

    Segue abaixo a lista das oficinas que aconteceram esse ano, sendo que todo dias teremos duas oficinas diferentes para que você possa escolher em qual participar

    Dia 19 de julho
    OFICINA 1: Oficina de Construção de Instrumentos Musicais - Prof. Fernando Sardo - das 9h às 12h - 14h às 17h
    OFICINA 2: Flauta Pedagógica e Mini Percussão como Instrumento Musicalizador e Transição para Flauta Soprano -Profa. Mércia Kolya - das 9h às 12h - 14h às 17h

    Dia 20 de julho
    OFICINA 3: Percussão Corporal para Educadores - Prof. Renato Epstein - das 9h às 12h - 14h às 17h
    OFICINA 4: Musicalização de bebês: desafios do educador da 1ª infância nos dias de hoje - Profa. Andrea Schkolnick - das 9h às 12h - 14h às 17h

    Dia 21 de julho
    OFICINA 5: Educação Musical e o Desenvolvimento da Criança -Profa. Margareth Darezzo - das 9h às 12h - 14h às 17h
    OFICINA 6: Música na Escola ! - Prof. Roberto Schkolnick - Dia 21/07 - das 9h às 12h - 14h às 17h

    Dia 22 de julho
    OFICINA 7: BRINCO E CANTO – Propostas Musicais para Sala de Aula - Profa. Maristela Loureiro - Dia 22/07 - das 9h às 12h - 14h às 17h
    OFICINA 8: Coral Infantil Primeiros Passos: Estratégias e Repertório - Profa. Lilia Valente - Dia 22/07 - das 9h às 12h - 14h às 17h


    Aguardo seu contato e sua inscrição !!

    Até lá.



    Fatima Cristina Viaro
    fatima@nmb.com.br
    www.institutobeethoven.org.br
    Fones: (11) 3637-8030 /3031-9057

    ResponderExcluir
  2. Esse ano as oficinas de musicalização estão diferentes ! Atendendo a pedidos dos participantes aumentamos a duração das oficinas para 06 horas (período integral), permitindo assim que o conteúdo seja mais completo.

    Aproveite e venha participar, estou sentindo sua falta na lista de inscritos.

    Segue abaixo a lista das oficinas que aconteceram esse ano, sendo que todo dias teremos duas oficinas diferentes para que você possa escolher em qual participar

    Dia 19 de julho
    OFICINA 1: Oficina de Construção de Instrumentos Musicais - Prof. Fernando Sardo - das 9h às 12h - 14h às 17h
    OFICINA 2: Flauta Pedagógica e Mini Percussão como Instrumento Musicalizador e Transição para Flauta Soprano -Profa. Mércia Kolya - das 9h às 12h - 14h às 17h

    Dia 20 de julho
    OFICINA 3: Percussão Corporal para Educadores - Prof. Renato Epstein - das 9h às 12h - 14h às 17h
    OFICINA 4: Musicalização de bebês: desafios do educador da 1ª infância nos dias de hoje - Profa. Andrea Schkolnick - das 9h às 12h - 14h às 17h

    Dia 21 de julho
    OFICINA 5: Educação Musical e o Desenvolvimento da Criança -Profa. Margareth Darezzo - das 9h às 12h - 14h às 17h
    OFICINA 6: Música na Escola ! - Prof. Roberto Schkolnick - Dia 21/07 - das 9h às 12h - 14h às 17h

    Dia 22 de julho
    OFICINA 7: BRINCO E CANTO – Propostas Musicais para Sala de Aula - Profa. Maristela Loureiro - Dia 22/07 - das 9h às 12h - 14h às 17h
    OFICINA 8: Coral Infantil Primeiros Passos: Estratégias e Repertório - Profa. Lilia Valente - Dia 22/07 - das 9h às 12h - 14h às 17h


    Aguardo seu contato e sua inscrição !!

    Até lá.



    Fatima Cristina Viaro
    fatima@nmb.com.br
    www.institutobeethoven.org.br
    Fones: (11) 3637-8030 /3031-9057

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez que podemos trabalh

O que é Musicoterapia?

Segundo a definição da World Federation of Music Therapy, “Musicoterapia é a utilização profissional da música e seus elementos, para a intervenção em ambientes médicos, educacionais e cotidiano com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que procuram otimizar a sua qualidade de vida e melhorar suas condições físicas, sociais, comunicativas, emocionais, intelectuais, espirituais e de saúde e bem estar. Investigação, educação, prática e ensino clínico em musicoterapia são baseados em padrões profissionais de acordo com contextos culturais, sociais e políticos”. Isto é, musicoterapia é uma ciência que visa melhorar a qualidade de vida, desenvolver potenciais ou restabelecer funções físicas, mentais e sociais por meio de um processo que envolve a  rela çã o  e  comunica çã o  estabelecida entre cliente, profissional e recursos sonoros. Ainda sob o olhar da esquizoanálise a música, no contexto musicoterapêutico, abrange não somente objetos sonoros e musicais, mas também uma

A música e o desenvolvimento infantil

Os bebês e as crianças interagem permanentemente com o ambiente sonoro que os envolve e com a música, já que ouvir, cantar e dançar são atividades presentes na vida de quase todos os seres humanos. O artigo a seguir trata da importância da interação de bebês e crianças com a música, e como este tema pode ser trabalhado na Educação Infantil. De acordo com a autora, o trabalho com música na Educação Infantil é prioridade para fortalecer a auto-estima, a socialização infantil, o desenvolvimento da linguagem, o aprimoramento da coordenação motora, o desenvolvimento do gosto e do senso musical e a formação da cultura no ser humano. A Música e o Desenvolvimento Infantil  Ana Lúcia Dias Graeff  O trabalho com música é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças. A linguagem musical é excelente para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social. A música deve ser con