Pular para o conteúdo principal

Por quê Musicalização?

aula-rosinha
Por Betânia Parizzi
Prof. Escola de Música da UFMG
Alguém já teve dúvidas sobre a importância de se aprender a língua materna na escola? O domínio da língua portuguesa é fundamental para que crianças e jovens tenham um bom desempenho nas demais disciplinas e, futuramente, na vida profissional.
Mas o que exatamente isso tem a ver com o tema do post de hoje, a Musicalização? Tudo a ver, vamos entender o porquê! ;-)
Assim como a nossa língua, a musicalização constrói a base do conhecimento musical. O bebê começa a aprender a sua língua materna ouvindo os sons e as palavras, depois tentando imitá-los com balbucios e gestos, depois falando, pensando e, finalmente, lendo e escrevendo (nesta ordem!). A musicalização proporciona à criança ou adulto este mesmo processo: aprender música como se aprende a língua materna!
musicalizacao-leandro
Seu objetivo é despertar e desenvolver o gosto pela música, promovendo assim, com muita alegria, o desenvolvimento musical da pessoa. O processo de musicalização fornece “ferramentas” para que o indivíduo possa se expressar por meio da música através de gestos, voz e instrumentos musicais.
O elemento lúdico, presente em todas as aulas, funciona como um agente motivador para o aprimoramento do conhecimento musical. As aulas de musicalização partem sempre de atividades coletivas, que integram vivência dos conteúdos a serem desenvolvidos. Os alunos passam então por experiências lúdicas e prazerosas, enquanto incorporam em suas memórias, todas as sensações que mais tarde serão nomeadas e conceituadas. Assim os conhecimentos adquiridos nas aulas de musicalização servirão de base para que se aprenda a tocar qualquer instrumento musical, cantar, ouvir música criticamente, ler uma partitura musical, compor, improvisar.
musicalizacao-alunos
Mas os ganhos com a musicalização vão muito além do aprendizado da música. Hoje a neurociência comprova que atividades musicais integram experiências sensoriais, motoras, de percepção e execução. Assim, quem experimenta a musicalização pode passar simultaneamente por diferentes processos – emocionais, cognitivos e sociais, o que aprimora   a memória e a atenção.
Então… quem não gosta de cantar, improvisar, tocar diversos instrumentos, dançar e conversar sobre música, para, mais tarde,aprender a analisá-la e escrevê-la? Assim são as aulas de musicalização! Intuitivas, envolventes, relaxantes e essenciais para um processo de aprendizado completo, profundo e bem fundamentado.
Toda criança merece!!! E os adultos também!

fonte:http://www.nucleovillalobos.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez que podemos trabalh

Ideias de estimulação sensorial aliado à música para trabalhar com crianças com autismo

Estou sempre em busca de melhorar minhas habilidades como professora de musicalização. Descobrir ideias eficazes para envolver crianças autistas através da música é sempre divertido e motivador. As crianças que trabalho no CORA e aula particular, são em sua maioria autistas e aspergers. À começar pelo meu filho que tem autismo leve, que sempre me serviu como parâmetro sobre a síndrome. Nessa minha caminhada como mãe e no meu trabalho com o CORA, percebi e aprendi sobre as necessidades sensoriais que nossas crianças apresentam. Então, conversando com minha amiga  Adriana Fernandes , Fonoaudióloga e especialista  DIR/Floortime , pude perceber como essa abordagem pode ser uma forte aliada ao trabalho com música. E desde então tenho me aprofundado no assunto para melhor atender às necessidades dos meus alunos. Tenho alguns alunos que ficam pulando e batendo em coisas, em busca de estímulos sensoriais. Procuro neste caso, proporcionar uma experiência sensorial oferecendo a esse aluno

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

O que é Musicalização Infantil e  como acontece o processo de musicalizar uma criança. A Musicalização Infantil é um  poderoso instrumento de educação. Desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a socialização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo. Musicalizar uma criança nada mais é do que despertar nela à sua expressão espontânea. É sensibilizar e desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer, e aos poucos ir organizando as informações.  Brincar, indiscutivelmente, é uma grande atração para uma criança. É sempre um momento sério, onde a brincadeira é uma tarefa muito importante. Musicalizar brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai de encontro com seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas se