Pular para o conteúdo principal

Cinco benefícios da educação musical infantil


Benefício em outras áreas

    Segundo Carla Rincón, violinista do Quarteto Radamés Gnattali, correalizador do programa de educação musical “Brasil de Tuhu”, estudos científicos comprovam que a prática da música contribui para o desenvolvimento cerebral, aprimorando outras áreas acadêmicas nas crianças.








Asas à Imaginação

O contato com a prática musical impulsiona a imaginação e abre um universo criativo na rotina da criança.E esse é um benefício que pode ser transportados a diversas áreas da vida e do conhecimento.









Ajuda a superar desafios

    A música também contribui para o aprendizado da superação. Isso porque, segundo Carla, ultrapassar o medo e assumir riscos inerentes à prática musical proporcionam sentimentos de autogratificação, o que melhora a autoestima.








Aptidões Sociais

    A música ajuda no desenvolvimento de aptidões sociais, como criar metas em conjunto ou se esforçar para um interesse comum. Tais práticas são essenciais para a cidadania e podem ser abordadas com o exercício da música em conjunto.








Paciência

    Por último, Carla lembra que o ensino da música também estimula a paciência e a constância, dois valores importantíssimos no caminho de realizações. "Estudar um instrumento requer ambas virtudes", diz.


fotos: Free Images
fonte:http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/cinco-beneficios-da-educacao-musical-infantil-17224520

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades das Crianças

Trabalhar habilidades motoras finas é de suma importância para o posterior desenvolvimento da escrita e de outras atividades no decorrer da vida diária das crianças.   Nos momentos em que manipulam massinha de modelar as crianças utilizam músculos pequenos das mãos enquanto apertam,beliscam,puxam,enrolam,recortam etc... o que auxilia de forma potencial no desenvolvimento da motricidade fina. Não bastasse tudo isso, a massinha de modelar dá ao professor oportunidade de introduzir os mais diversos temas em sala de aula e contextualizá-los de forma super divertida.  * Com flash cards de apoio, por exemplo, pode-se trabalhar com a letra do dia. A criança, observará, fará a letra como no modelo e colocará sobre o cartão  * Com miniaturas de insetos ou animais podemos fazer um trabalho muito gostoso que envolve a confecção de um molde muito legal e trabalhar com as características de um inseto ou animal em particular.  * A matemática não fica de fora, uma vez que podemos trabalh

O que é Musicoterapia?

Segundo a definição da World Federation of Music Therapy, “Musicoterapia é a utilização profissional da música e seus elementos, para a intervenção em ambientes médicos, educacionais e cotidiano com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que procuram otimizar a sua qualidade de vida e melhorar suas condições físicas, sociais, comunicativas, emocionais, intelectuais, espirituais e de saúde e bem estar. Investigação, educação, prática e ensino clínico em musicoterapia são baseados em padrões profissionais de acordo com contextos culturais, sociais e políticos”. Isto é, musicoterapia é uma ciência que visa melhorar a qualidade de vida, desenvolver potenciais ou restabelecer funções físicas, mentais e sociais por meio de um processo que envolve a  rela çã o  e  comunica çã o  estabelecida entre cliente, profissional e recursos sonoros. Ainda sob o olhar da esquizoanálise a música, no contexto musicoterapêutico, abrange não somente objetos sonoros e musicais, mas também uma

A literatura e a música como instrumentos de aprendizagem

Atualmente as crianças parecem se interessar apenas pelos jogos e brinquedos eletrônicos, deixando de lado o mundo mágico dos livros e da música, mas sabemos que atividades que envolvem tanto a literatura como a música, são extremamente fundamentais na exploração da fantasia e da imaginação. Atualmente as crianças parecem se interessar apenas pelos jogos e brinquedos eletrônicos, deixando de lado o mundo mágico dos livros e da música, mas sabemos que atividades que envolvem tanto a literatura como a música, são extremamente fundamentais na exploração da fantasia e da imaginação. A educação não formal Na educação não formal, os espaços educativos são localizados em territórios que acompanham a vida dos grupos e indivíduos, em locais informais e fora das escolas. A participação é optativa, acontece a partir das preferências e gostos dos sujeitos. O modo de educar é voltado para os interesses e necessidades dos participantes. A educação não formal é aquela que se apr